Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres: Senai será reaberto hoje após 15 meses fechado
Por redação
01/09/2021 - 14:09

Foto: assessoria

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) reabre, no dia 1º de setembro, às 14h, a unidade de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), após 15 meses de suspensão das atividades devido à decisão do Governo Federal de cortar em 50% da contribuição compulsória das indústrias. A unidade é considerada essencial para promover a qualificação profissional na região oeste do estado e ainda aumentar a competitividade do setor.

Apesar do fechamento temporário, as indústrias da região continuavam sendo atendidas com ações e, agora, o Senai irá ampliar a atuação e oferecer diversos cursos profissionalizantes, graças a retomada da atividade econômica no período pós-pandemia e ao apoio de sindicatos locais e da prefeitura.

O plano de retomada das atividades inclui, inicialmente, a oferta de cursos combos como Excel completo, operador de computador básico e intermediário, assistente administrativo com informática, costureiro de alta moda e de qualificação eletricista em comandos elétricos, entre outros. A média de duração é de três meses. 

A ampliação do portfólio de cursos e formações será de forma gradativa e conforme necessidade e planejamento da unidade. 

Convênio 

No início de agosto, foi assinado um convênio entre a Federação das Indústria do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Senai e prefeitura para a realização de um projeto que vai oferecer cerca de 1 mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de alimentos e bebidas, construção civil, metalomecânica, entre outros.

Denominado Programa de Qualificação Profissional, a iniciativa será 100% gratuita e oferecida para adolescentes, mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de profissionais empreendedores que estão em busca de qualificação para a geração de renda, visando o ingresso no mercado de trabalho e a inclusão social.

Carregando comentarios...

Cidades

APAE Cáceres completa 45 anos

31/08/2021 - 14:15