O Museu Emília Darci de Souza Cuyabano, da Prefeitura de Cáceres, inaugurou hoje (27), uma ala que manterá viva a história do Corpo de Bombeiros, através de expositores com peças, materiais e uniformes da época da criação da 2ª CIBM em Cáceres, em 06 de dezembro de 1994.
O secretário de Administração, Wilson Masshiro Kishi, que durante a cerimônia representou a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, disse que a nossa cidade tem uma história muito rica, de construção do país. “Temos em nossa cidade o patrimônio mais importante do Estado, o Marco do Jauru, Cáceres faz parte do conteúdo estudado alunos de todo o Brasil, Eliene sempre diz que devemos valorizar isso e o museu tem essa missão, de contar através de objetos toda essa trajetória”.
O coordenador de Cultura, Carlos Viana, explicou que a instituição museológica conta a história do homem e como a sociedade evoluiu em seu ambiente ao longo dos anos. “O Corpo de Bombeiro é um orgulho para todos, somos a única cidade da região conhecida como grande Cáceres, que possui uma corporação, tenho certeza que vai ser o espaço do museu mais visitado e irá atrair as crianças, o sonho da grande maioria quando pequeno é ser um bombeiro. Carlos ainda pediu para quem tiver algum objeto antigo em casa e queira compartilhar é só entrar em contato com a equipe”.
Para o idealizador do projeto, o Tenente Coronel Abnildo Ribeiro da Silva, afirmou que o objetivo é manter viva a história da Cooperação em Cáceres. “Precisamos contar a nossa história para as gerações futuras. Nós demos início com esse projeto expondo esses objetos, agradeço doação do Sgt BM Nelson Marques, que fez a doação de um capacete de proteção que pertencia a sua família, desejo que o acervo cresça que os visitantes do museu conheçam um pouco da nossa história”, finalizou Abnildo.