Uma atividade provocada pela Autarquia Águas do Pantanal, através de seu diretor Júlio Parreira, e pela prefeitura de Cáceres, realizada na manhã desta quinta-feira (24), denominada Dia C do Catador de Materiais Recicláveis, reuniu as principais associações coletoras de lixo reciclável do município.
O evento contou ainda com a participação da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, dos vereadores Celso Silva e Isaias Bezerra, do secretário municipal de Meio Ambiente Antônio Gallo e diversas lideranças da sociedade civil.
A prefeita Eliene, elogiou a atuação das cooperativas e ressaltou que elas trabalham de forma organizada e contribuem muito com a coleta seletiva trazendo retornos para as famílias dos integrantes e para o meio ambiente. “Essa organização de catadores, independente da associação, tem valor social e valor ambiental. Reconheço que existe um bom trabalho em andamento, mas devemos estar unidos e avaliar que podemos melhorar as práticas e ações da coleta seletiva e ir implementando o “Lixo Zero” para o município de Cáceres. “Quero agradecer o empenho de cada um dos coletores e parabenizá-los pelo Dia do Catador de Materiais Recicláveis”, felicitou Eliene.
O Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis é comemorado no próximo 1º de Março.
Já o diretor Júlio Parreira, da Águas do Pantanal, disse que o poder público e a autarquia, vem trabalhando para desenvolver diversas ações voltadas ao atendimento da coleta seletiva com qualidade e eficiência.
Júlio pediu união, sabedoria e discernimento para todos envolvidos neste processo e anotou que Cáceres estava iniciando um novo ciclo. “Hoje iniciamos um novo ciclo, estamos nos preparando para o lixo zero e isto só vai acontecer com a união de todos, com políticas públicas de incentivo e ambientais voltadas aos coletores e principalmente o fortalecimento das associações. Parabéns pelo que vocês estão fazendo pelo município, pela natureza e suas famílias”, ponderou Júlio.
O vereador Celso Silva, ressaltou que ele e o vereador Isaias Bezerra, presentes no evento integravam a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal , proferiu que todos somos catadores e parabenizou a classe que se fazia presente. Celso falou que a política estratégia de proteção ao meio ambiente começa pelos catadores. “São eles que retiram o material reciclável , como fonte de renda, não enterram o dinheiro. Eles têm uma grande contribuição ambiental ao município, principalmente na preservação do Rio Paraguai. São eles que retiram dejetos sólidos que poderiam poluir este manancial”, avaliou Celso Silva.
O representante estadual do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Francisco da Silva Leite palestrou durante o evento de forma presencial e a representante estadual do Comitê de Catadores, Valquíria Pereira Barros, por meio de plataforma virtual.