O objetivo é conscientizar e alertar os colaboradores da unidade sobre os riscos envolvidos no consumo de substância lícitas e ilícitas
Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, o Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), promoveu nesta semana, uma palestra educativa sobre o tema, que contou com a participação da psicóloga convidada, Ana Paula Gomes.
Celebrada anualmente em 20 de fevereiro, a data tem como objetivo conscientizar e prevenir o consumo excessivo dessas substâncias lícitas e ilícitas.
Segundo a Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2019, o consumo abusivo de álcool atingiu cerca de 18,8% da população brasileira.
O alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pelo consumo compulsivo do álcool, onde o usuário, progressivamente, se torna tolerante à intoxicação produzida pela bebida.
Segundo o 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, 2,3 milhões de pessoas apresentaram critérios para o alcoolismo.
“O consumo de álcool faz parte da nossa cultura, onde encontros e celebrações geralmente são comemorados com bebidas alcoólicas. Por isso, os prejuízos do consumo dessa substância passam despercebidos”, destacou a palestrante Ana Gomes.
A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de cânceres evitáveis, acidentes de carro e óbitos. “É preciso ficar atento aos exemplos que apresentamos aos mais jovens no cotidiano, ao incentivo social acerca do consumo dessas substâncias tão danosas para a saúde”, alertou a psicóloga.
Diferente do álcool, a maconha é uma droga ilícita que não apresenta evidência científica de dependência, entretanto, isso não ausenta os prejuízos a saúde que a planta pode causar.
Dependendo da frequência, intensidade e fatores ambientais e genéticos, o consumo da droga pode causar quadros psicóticos agudos e passageiros. Estudos apontam ainda que o uso precoce da maconha pode causar ansiedade, transtorno do pânico e prejuízo à memória recente.
Mailson Elbe da Rosa, analista de treinamento do HSL, avalia que a palestra “foi essencial para alertar quanto as consequências causadas pelo consumo exagerado de bebidas alcóolicas e uso de drogas”.
A ação, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização, em parceria com a Pastoral da Saúde da Diocese São Luiz e voluntários, teve como público-alvo os profissionais da unidade, e integra uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde.
“O principal objetivo é estimular o autocuidado, além de promover conscientização e a redução de riscos sobre a saúde dos colaboradores”, ressalta Diego Pes, diretor Assistencial do HSL.
O São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 anos de experiência na área de gestão hospitalar. O hospital é referência no atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios na região Centro-Oeste do país, e para as cidades de San Matias e San Ignacio de Velasco, na Bolívia.