Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Botelho e Wilson trabalharão na Comissão de Meio Ambiente para liberar pesca do Dourado em Mato Grosso
Por Max Aguiar
24/02/2022 - 14:42

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Os deputados Eduardo Botelho (UB) e Wilson Santos (PSDB), que irão compor a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa a partir de março, estão preparando uma verdadeira batalha na Casa de Leis para que a pauta de liberação da espécie do Dourado seja tramitada e votada o mais rápido possível. 
Segundo Wilson, essa pauta está paralisada há anos e não vai para apreciação dos deputados. Por conta disso, é necessário coragem para debater o assunto e tentar liberar a espécie que atualmente é considerada predadora dos rios de Mato Grosso. 

"[Sobre] esse assunto nós já apresentamos projeto de lei em conjunto com Eduardo Botelho propondo a liberação da pesca do Dourado em Mato Grosso, tendo em vista que ela já está proibida há 10 anos. Há uma superpopulação de Dourado que vem destruindo outras espécies como lambari, piau, piraputanga, e nos corremos sérios risco, de em breve, não termos essas espécies menores em nossos rios", comentou o deputado durante a sessão desta quarta-feira (23).

Wilson ainda criticou a demora em tramitar o projeto no Parlamento e também por parte da Secretaria de Meio Ambiente. Com isso, estando na Comissão, o deputado tucano pretende dar agilidade nas discussões e logo deixar que os pescadores tenham mais uma espécie para poder pescar em Mato Grosso.

"A pauta esta na Secretaria de Meio Ambiente e infelizmente não anda. Está parada ali há anos. Eu pretendo, já a partir de março, integrar a comissão para que ela possa votar as questões, principalmente aquelas que tem pareceres de cientistas e instituições científicas. Então quando a gente propõe alguma coisa em relação ao meio ambiente, estamos respaldados de pareceres de instituições como Embrapa Pantanal, Unemat, UFMT, cientistas respeitados de Mato Grosso", comentou o deputado. 

 

 

 

Carregando comentarios...