A lei foi sancionada nesta quinta (31) e institui o Programa Jovem Doador, que terá suas ações desenvolvidas junto aos alunos do ensino médio de Mato Grosso
A lei nº 11706/22, de autoria do deputado Dr. Gimenez (PSD), foi sancionada pelo governo do estado e já está valendo em todo Mato Grosso. A publicação está no Diário Oficial desta quinta-feira (31). Com a sanção do dispositivo, Mato Grosso passa a contar com o Programa Jovem Doador. O programa tem como base incentivar os jovens a doarem sangue e medula óssea.
“Precisamos conscientizar os jovens da importância da sua participação nestas ações pela vida. É um ato de solidariedade e que traz esperança ao próximo. Imagina saber que um simples gesto seu salvou uma vida?! Não tem preço”, externa Dr. Gimenez.
De acordo com o artigo 1º da lei, as ações concentrarão na primeira semana de fevereiro e na de novembro. “São os dois períodos mais complicados para o Hemocentro. As demandas aumentam por causa do Carnaval e das férias de fim de ano e, com isso, o estoque baixa”, explica o deputado.
As ações serão desenvolvidas junto aos alunos do ensino médio da rede de educação do estado, com orientação da equipe da Secretaria de Estado de Educação e do MT-Hemocentro, como rege o artigo 2º da lei.
Segundo informações do Hemocentro-MT, devido à diversidade populacional mato-grossense, a possibilidade de encontrar um doador de medula compatível é maior. “Nosso Hemocentro possui um serviço ambulatorial para atender pacientes portadores de doenças hematológicas e que possam vir a precisar de um transplante como forma de tratamento. Por isso, a necessidade de sensibilizar cada vez mais pessoas para fazerem o cadastro”, argumenta o parlamentar.
Cenário - Atualmente, no Brasil há 5.304.714 pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Em Mato Grosso, esse número é de 66.671 pessoas voluntárias à doação.
Quanto aos doadores de sangue, em Mato Grosso, onde a população é de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, cerca 25 mil pessoas se candidatam à doação a cada ano. O MT Hemocentro registrou 277.241 cadastros de doadores voluntários nos últimos três anos.
Quer ser um doador?
Para ser um doador de medula ou de sangue, procure Hemocentro e faça seu cadastro. A unidade está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.