Ezequiel quer instituir a assistência psicopedagógica na rede pública de MT
Por assessoria
13/12/2012 - 16:18
Membro da Comissão de Educação na Assembléia Legislativa, o deputado Ezequiel Fonseca (PP), deverá apresentar na próxima semana, durante sessão plenária, projeto de lei autorizando o Poder Executivo a implantar a assistência psicopedagógica nas escolas da rede pública de ensino.
Segundo o deputado, o profissional da área deverá avaliar, diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, tendo como enfoque o aprendiz e a escola do ensino infantil, fundamental e médio.
A psicopedagogia, conforme a justificativa do projeto é um campo de conhecimento e atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influencia do meio, como família, escola e sociedade.
Para o deputado, é importante que as escolas tenham um profissional qualificado e responsável em priorizar a formação de um bom vínculo com a família do educando, introduzindo os pais no processo de aprendizagem do seu filho, por meio de reflexões, reuniões e diálogos.
“O profissional deve instigar a escola, levando-a a uma reflexão e estimulando o aluno com dificuldades no contexto escolar, e criando mecanismo que eliminem as barreiras entre a aprendizagem e a interação”, explica.
Segundo ele, o trabalho do psicopedagogo será de cunho preventivo dentro da escola, trabalhando para que os vínculos afetivos sejam sempre bons.