Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Eliene garante a professores que dará resposta sobre pagamento do piso salarial na próxima segunda-feira
Por Sinézio Alcântara
27/05/2022 - 13:48

Foto: reprodução

A prefeita Eliene Liberato Dias garantiu aos professores da rede municipal de ensino que dará resposta sobre a cobrança do pagamento do Piso Nacional do Magistério, equivalente a R$ 3.846,63, na próxima segunda-feira (30/05). A garantia foi dada na manhã desta quinta-feira (26/05) a um grupo de professores que se reuniu próximo ao gabinete, exigindo o pagamento.

     “Até na próxima segunda-feira, darei uma resposta. Já solicitei da Secretaria de Finanças uma projeção de recursos. Se houver (recursos) não tem porque não atender essa reivindicação, que é justa. Mas farei com muita responsabilidade. Não vou prometer se não houver uma garantia de pagamento da folha” afirmou.

     A convocação para reunião partiu do Conselho Municipal de Educação. O valor do Piso Salarial é de R$ 3. 846,63 para jornada de 40 horas semanais. O índice nacional de reajuste é de 33,24%. Os manifestantes alegaram que ficou acordado com a gestão, aguardar o encerramento do 1º quadrimestre fiscal para apresentar uma proposta para o pagamento, o que não aconteceu.

 

 

     Alguns professores defenderam paralisação da categoria como forma de pressionar a gestão a pagar o piso salarial.

    “Vamos deflagrar greve até que coloquem na nossa conta o reajuste que temos direito. A greve é constitucional” alertou a professora Lurdes Aparecida de Souza. “Não podemos aceitar cabresto dessa gestão e tampouco ameaças por parte da Secretaria de Educação de cortar ponto. Vamos paralisar” disse a professora Ana Antônia de Souza Neves.

     “Essa ação decorre da frustração que a gestão causou a categoria por prometer e não cumprir o que foi acordado. Não é nossa intenção prejudicar a comunidade escolar, mas resguardar os nossos direitos” assinalou o professor Luiz Aurélio

      De opinião contrária a uma possível paralisação da categoria, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) Fábio Lourenço explicou que “a proposta de greve de alguns professores é totalmente nula. Qualquer manifestação nesse sentido tem que partir do sindicato” assinalou afirmando que “ o sindicato se posiciona pelo diálogo não greve”.

 

 

Carregando comentarios...