O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres - FIPE, acontece este ano, em sua 39ª edição, de 13 a 17 de julho.
Em uma edição muito esperada, após dois anos de uma pandemia que impossibilitou o evento, os organizadores preparam um grande festival com mais de R$ 400 mil reais em prêmios.
Serão três categorias oficiais, pesca embarcada motorizada, pesca de canoa e infanto-juvenil, e uma especial, a de caiaque.
A secretária municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Castilho, informou que os trabalhos estão intensos e os preparativos mais ainda. “Estamos em ritmo acelerado, é um evento que envolve toda a prefeitura , parceiros e a comunidade cacerense. A secretaria de Turismo está focada em fazer um festival que respeite as leis ambientais e o regulamento de pesca e estimule o potencial turístico do município, incentivando a prática da pesca esportiva, promovendo o lazer e difundindo a história e cultura de Cáceres”, anotou Alessandra.
A secretária informou , que nestes preparativos, um dos parceiros do festival, a Guarda Mirim , já está ajudando a organizar os materiais da pesca infanto-juvenil.
65 adolescentes que integram o projeto social que estimula o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, estão engajados no FIPE.
A secretária Alessandra Castilho reconheceu a parceria e o envolvimento da Guarda Mirim de Cáceres. “Agradeço o Presidente Rosiney Neves, e os Coordenadores Sargento Francisco Silva e Flavilson e os 65 integrantes do Projeto Guarda Mirim, pela dedicação ao nosso festival”, reconheceu Alessandra..
Segundo o Sargento Silva, o Projeto Guarda Mirim tem como missão contribuir com a inclusão social, geração de emprego e renda, prevenção e diminuição da violência, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação, qualificação dos adolescentes. “Por isso estamos aqui, como parceiros do FIPE”, concluiu o militar.