Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Descartado caso de varíola do macaco em Cáceres; município segue em alerta
Por Diário de Cáceres
30/05/2022 - 14:31

Foto: reprodução

Através de um comunicado, a Secretaria de Saúde do município de Cáceres descartou hoje (30), a existência de uma pessoa infectada com a doença varíola dos macacos na cidade.  Mas estado de alerta foi mantido no município, que faz fronteira com a Bolívia (onde foi confirmado um caso supeito da doença).

 

Um documento emitido pelo Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (CIEVS -Fronteira), as não registraram nenhum caso suspeito nos últimos dias.

"O CIEVS-Fronteira informa a toda população de Cáceres que até o momento não existe caso suspeito de Varíola dos Macacos notificado a Vigilância Epidemiológica no município de Cáceres. As unidades de saúde do munícipio não realizaram nenhum atendimento a paciente com sintomatologia compatível com caso", diz trecho de informativo.

Uma denúncia informal mobilizou a Saúde do município, desde a semana passada. Uma pessoa – não identificada - foi vista entrando na cidade com ferimentos nos braços semelhantes aos causados pela doença, o que gerou o alerta.

Cáceres faz divisa com a cidade de San Mathias, na Bolívia. Em Santa Cruz de la  Sierra foi confirmado  que um caso suspeito da doença está em monitoramento, com paciente isolado.

Em Cáceres, nenhuma pessoa foi encontrada com sintomas ou ferimentos semelhantes aos causados pela varíola dos macacos. Apesar de descartar o caso, o município mantem  o Estado de Alerta nas unidades de saúde como forma de precaução.

"Informamos que o CIEVS-Fronteira de Cáceres-MT está acompanhado o cenário atual e emitiu um alerta para os estabelecimentos de saúde do município"- divulga a Secretaria de Saúde.

Comunicado descarta varíola — Foto: reprodução
Carregando comentarios...