Inspirado na perspectiva freireana da educação ambiental crítica, o professor Silvano Carmo de Souza, do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, realizou palestra sobre Educação Ambiental Freireana no I Encontro de Educadores/as Ambientais do IFMT: intercâmbios e a formação de redes em prol de sociedades sustentáveis.
"A educação ambiental para o despertar da consciência dos valores da ética e da vida exige de todas e todos nós a percepção que passa pelo que Freire chama de "percebido-destacado" que se constitui na crítica, na problematização, na denúncia dos processos de desumanização e de destruição da Terra e de anúncio das possibilidades de transformação coletiva dessa realidade", afirma Silvano.
Segundo o professor que é mestre e doutor em Ciências Ambientais, nesta perspectiva do educador Paulo Freire, o anúncio é das possibilidades das mulheres e homens - como sujeitos históricos- se movimentarem pela transformação social do mundo com vistas à humanização, e a denúncia é dos processos de espoliação da vida, de desumanização.
Encontro
Em formato virtual, o evento, promovido na última semana pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação do Campo do IFMT do Programa de Pós-graduação em Ensino (Geac/PPGen/IFMT), teve como objetivo fomentar a criação de uma rede de educadoras e educadores ambientais no IFMT para promover o envolvimento dos territórios das 19 unidades da instituição.
O Grupo é liderado pelo docente do IFMT Campus Várzea Grande, professor Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, mestre e doutor em Educação.
A proposta surgiu com base no Projeto de Pesquisa, coordenado por Senra, intitulado "SACI-2: Sustentabilidade Ambiental e Camponesa e suas Intervivências: com o pé na praxiologia dos grupos de pesquisa do IFMT".
O encontro contou com as contribuições da professora do Instituto Federal do Pará, IFPA, Jeovani de Jesus Couto, mestra em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, na palestra de abertura sobre "Comunidades tradicionais, o bem viver e o meio ambiente".
Os objetivos e trabalhos propostos na Rede de Pesquisa do IFMT foram apresentados pelo professor, do campus do IFMT em Pontes e Lacerda, Sérgio Gomes da Silva, mestre em Ecologia e Conservação.
As educadoras e educadores ambientais também constituíram espaço de compartilhamento de vivências na palestra da professora do Instituto Federal do Espírito Santo, IFES, Flávia Nascimento Ribeiro, mestra e doutora em Educação. Ela apresentou e docializou a experiência da Rede de Educadoras e Educadores Ambientais do IFES.