Após registrar diversos casos de escabiose (sarna humana) em uma das suas unidades de saúde, no bairro Santos Dumont, a Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu o boletim informativo CIEVS Fronteira, que anuncia o risco a essa doença.
A Escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei que atinge a pele e leva ao aparecimento de sintomas como coceira intensa e vermelhidão. É uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas que moram na mesma casa ou frequentam ambientes com grande aglomeração de pessoas, como escolas e creches.
O boletim CIEVS Fronteira, da Vigilância em Saúde, apresenta a situação epidemiológica, a definição da doença, sua transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e orientações.
A secretária municipal de Saúde, Márilsi Queiroz, alerta que não há motivos para pânico. “Mas é bom ficarem atentos, caso sejam percebidos os sintomas, basta procurar nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliação médica e orientações sobre o tratamento”, explicou Márilsi.