O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACS/ACE), deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos), lamentou o assassinato da agente Regy Rouse Lopes de Oliveira, de 50 anos, que aconteceu no posto de saúde de Primavera do Leste. O criminoso também esfaqueou a médica Jaqueline Matos da Croce, de 31 anos, que esta internada. O crime chocou a cidade e a prefeitura decretou luto oficial de 3 dias.
“Estou profundamente consternado com a violência que toma conta do nosso país. Em Primavera do Leste, perdemos uma agente de saúde e uma médica está gravemente ferida, após elas serem esfaqueadas por um assassino covarde que invadiu o postinho da cidade”, afirmou o deputado Dr. Leonardo, em postagem nas redes sociais.
Médico de profissão, o deputado federal Dr. Leonardo lamentou o assassinato e a tentativa de homicídio, e destacou a importância do trabalho dos profissionais de saúde. “Por muitos anos, eu trabalhei como médico da família em postinhos de Cáceres e Cuiabá. O postinho é um lugar onde nós profissionais da saúde recebemos a todos de braços abertos, tratamos os pacientes com carinho e humildade”, disse.
“Estou muito triste e indignado com essa crueldade! Porque eu sei que o postinho é um lugar do bem. Uma unidade de saúde que faz o acolhimento das famílias mais humildes que precisam de atendimento médico gratuito do SUS”, completou o deputado, que é médico especialista em psiquiatria.
O deputado federal Dr. Leonardo apresentou pêsames aos familiares da agente Regy Lopes, e desejou melhoras para a médica Jaqueline Matos. Como parlamentar que defende a categoria dos agentes de saúde, o deputado disse que irá cobrar que o suspeito, que já foi preso, receba a devida punição nos rigores da lei.
O Crime
Um homem invadiu o consultório da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro São José, em Primavera do Leste, e esfaqueou a médica Jaqueline, logo após uma paciente deixar a sala. A médica, que está grávida de quatro meses, foi atingida no abdômen. A agente Regy então tentou salvar a médica e também foi esfaqueada pelo criminoso. Ambas foram socorridas, mas Regy não resistiu aos ferimentos e morreu. O suspeito foi preso aparentando estar em "surto psicótico", segundo informou a polícia.
Assessoria