Integrantes do Rotary Club Cáceres Flor do Pantanal e RotaKids Cáceres realizaram no sábado campanha de incentivo à vacinação no município, sobretudo contra a poliomielite. As ações fazem parte da Campanha Mundial End Polio Now desenvolvida pelos clubes de Rotary do mundo todo e buscam conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de manter o calendário vacinal das crianças atualizado para prevenir doenças.
No sábado, o RCC Flor do Pantanal, liderado pela presidente Martinha Mariana Pena Alves, mobilizou as associadas que percorreram os postos de vacinação com o casal sensação Zé Gotinha e Maria Gotinha que fizeram a alegria das crianças e dos papais presentes na vacinação. Foram momentos de conversa, orientações, incentivo e claro muitas fotos com as crianças que foram se vacinar.
Já a galerinha do RotaKids do Rotary Club de Cáceres, comandados pela presidente Lívia Arruda Zaque mandaram bem na gravação de um vídeo que fez sucesso nas redes sociais. O vídeo além de ganhar muitos likes, cumpriu o seu papel de chamar atenção das crianças e dos pais alertando sobre o quão as vacinas são importantes quando o assunto é prevenção.
Vale salientar que o Rotary International atua há mais de 40 anos com o objetivo de erradicar a doença no mundo. Embora o Brasil tenha registrado o último caso de paralisia infantil em 1989 e desde 1994 o País possui o certificado de erradicação, a campanha vem de encontro com o atual cenário em que as taxas de cobertura vacinal têm registrado queda significativa nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012 a taxa de vacinação atingiu 96,5% das crianças, já em 2021 caiu para 67,6%, o que gera certa preocupação, sendo imprescindível que os pais e responsáveis assumam o compromisso de encaminhar seus filhos para a vacinação, que está disponível nos postos de saúde da cidade.
A Secretária Municipal de Saúde, Marilsi Queiroz, destaca que o dia D, transcorrido no sábado, é mais uma ação que engaja a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, do Ministério da Saúde, para ampliar a cobertura vacinal, assegurando que doenças como poliomielite e sarampo não voltem a circular no país.
“É importante que a população se comprometa em levar seus filhos para recuperar as coberturas das vacinas de rotina”, observou a secretária.