Tudo pronto para a terceira edição do Literamúsica, que acontece no dia 1º de setembro, às 20h, no Centro de Eventos Maria Sophia Leite – SMTC, em Cáceres (218 km de Cuiabá). Já consolidado, o bate-papo conta com a participação de universitários e sociedade em geral na plateia, do maestro Fabrício Carvalho, conversando com escritores, músicos e performers em uma troca de conhecimentos, curiosidades, características do trabalho, ampliando o contato com a nova produção literária e musical do estado. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo canal no YouTube do Cine Teatro Cuiabá.
Com convidados escolhidos a partir de uma criteriosa avaliação, em conversas entre direção artística e direção geral do projeto, com professores da Unemat onde o programa acontece, eles têm agregado muito ao Literamúsica. "Vários artistas são indicados, nós analisamos o currículo, a produção artística, redes sociais, ligamos pessoalmente já que essa escolha passa muito pela afinidade dos trabalhos. Aqueles que entendemos que tem muito a dizer, mas ainda não tiveram a chance, fazemos o convite oficial. Então, é uma construção coletiva entre nós da direção e a comunidade de Cáceres", declara Fabrício Carvalho.
Para o cacerense multiartista, ator, cantor, instrumentista, compositor e poeta, Gabriel Brailowsky, receber o convite para participar do programa foi emocionante e gratificante. "O Literamúsica representa uma grande oportunidade de projeção para qualquer artista jovem mato-grossense. Sinto-me mais fortalecido para dar os primeiros passos no caminho de uma carreira artística/literária", destaca ele.
Por ter estudado piano, Gabriel desenvolveu a capacidade de escrever suas composições, apesar de preferir interpretá-las de forma livre, deixando-as sempre inéditas em suas execuções. "Estou trabalhando na criação do meu primeiro álbum, que será chamado 'O pantanal ao piano', composto por pequenas peças autorais que buscarão retratar a vida na região pantaneira", revela o jovem.
Outra convidada da edição é a paulistana Janaina Lima (Jheine), vocalista e intérprete da banda “O Mormaço Severino” desde 2015, que já atuou como integrante do “Movimento Figueira Cultural”, Coletivo de Cáceres que atua na área cultural, e do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres. Também atua na área da educação como professora de Língua Inglesa e Projeto Educativo Cultural (disciplina artística). "A minha profissão, apesar de não ser a que todo mundo quer, é muito enriquecedora, porque eu também aprendo todos os dias com os meus alunos. Queria que eles a olhassem de uma forma diferente. Sei que qualquer pessoa que tem vontade de passar seu conhecimento para frente, e se orgulhar disso, pode ser professor", sensibiliza ela.
Outro cacerense convidado da edição é o teatreito, dançarino e performer, Ismael Diniz, que também é membro do Coletivo LGBTQIA+ K.O, presidente do Fórum Popular de Cultura de Cáceres e ainda compõem o elenco de dançarinos do Grupo Flor Ribeirinha. "Cáceres pulsa muitos talentos em variadas idades. E tem muitos jovens, crianças que já estão exercitando suas práticas artísticas, porém a pressão externa de que não podemos viver de arte é muito grande ou de que não vale a pena ou não dá dinheiro. Eu com 24 anos de idade precisei sair da cidade para buscar a minha formação na área do teatro. Hoje eu consigo retornar para dar aulas de teatro no município. Mas não cheguei até aqui sozinho, a rede de contatos e amigos que a gente constrói a cada dia é de suma importância, não só na área que atuo, mas em todas. Buscar aprender sempre porque ser artista é estar em constante aprendizado e o mais importante: consumir todo tipo de arte, até que as que você julga ruim", afirma.
O “Papo com o Autor”, um dos quadros do programa, terá como convidado da noite o mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor efetivo na Universidade do Estado de Mato Grosso e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, Agnaldo Rodrigues da Silva. "Teremos a honra de tê-lo como convidado do programa de Cáceres, pois certamente tem muito a nos ensinar. "O professor Agnaldo tem diversos livros de crítica literária e teatral, publicados por editoras importantes e é Diretor da Cena do Drama Companhia de Teatro Universitário da Unemat e ainda se dedica aos estudos sobre literatura, teatro, artes visuais e culturas", acrescenta o maestro.
O Literamúsica é uma realização Unemat - Faesp, Cia Cena Onze de Teatro, Cine Teatro Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Movimento Vambora, Yod Comunicação e tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - Seduc, Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT e Prefeitura de Cáceres.
Serviço
O que: Literamúsica - Edição Cáceres
Quando: 1º de setembro, às 20h
Onde: Centro de Eventos Maria Sophia Leite – SMTC, em Cáceres
Mais informações: (65) 99227-6215 - Ronaldo