Juiz entende que candidato Túlio Fontes está apenas descontente por não aparecer no resultado das pesquisas
O candidato a Deputado Federal, Túlio Fontes (PSB), achou ruim não ter sido lembrado e sequer aparecer no resultado da última pesquisa eleitoral sobre intenção de votos divulgada pelo Percent. Túlio ingressou com representação eleitoral contra o também candidato a Federal, Irajá Lacerda (PSD), e o site Folha 5, alegando que a pesquisa não observou requisitos legais.
De acordo com a mesma pesquisa, Irajá é o 1º da região oeste e desponta como o único com chances reais de se eleger. Para Túlio Fontes, a pesquisa teve a intenção de influenciar a opinião pública e prejudicá-lo. O poder judiciário, por sua vez, negou a representação, entendendo que não houve falha na pesquisa. Pelo contrário, pontuou que a ação de Túlio Fontes foi motivada, apenas, por um descontentamento pela não menção na pesquisa eleitoral.
O gesto de Túlio Fontes evidencia o desespero pela sua campanha que não decolou. É possível que o ex-prefeito de Cáceres tenha menos votos que outros nomes de sua chapa como Allan Kardec e Neuma Moraes.
A pesquisa
A Percent divulgou, na última quarta-feira (21/09), pesquisa na qual revela Irajá Lacerda (PSD) como o primeiro nome mais lembrado da Região Oeste. O candidato aparece com 1,8% das intenções de votos. Túlio Fontes (PSB), outro candidato pela região oeste, sequer aparece na pesquisa, na qual outros nomes do seu partido se destacam.
A pesquisa foi realizada de 17 a 19 de setembro, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. O levantamento aplicou 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso, seguindo critérios científicos como renda, sexo, idade e escolaridade. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob os números MT-01749/2022 e BR-07048/2022.