“Hoje eu quero falar com os jovens, um papo reto, com a # da cidadania.
Essa é a faixa etária de uma inteligência invejável, conectada com o mundo, que cria e desenvolve tecnologias, mas que tem muitas necessidades. Os jovens precisam ser escutados, necessitam de políticas públicas voltadas para eles, mas claro, sempre respeitando e preservando as diferenças de cada um” , pronunciou a candidata à deputada estadual, Valdeníria Dutra (PSB).
Para Valdeníria a educação, esporte, lazer, cultura, turismo, formação profissionalizante, emprego e tantas outras áreas devem e precisam ser ofertadas para os Jovens.
“E como deputada estadual, tenham certeza que serei também uma deputada jovem. Sou mãe de um adolescente, o Bruno, por isso sei das necessidades e como pensam os jovens. Eles precisam de uma atenção diferenciada, mais direta às suas expectativas”, avaliou Valdeníria.
A candidata disse que a Educação, é a base para tudo. “Como deputada vou ter olhar diferenciado para a educação, com formação integral e com incentivos profissionalizantes. Uma educação que valorize os professores e atenda às necessidades de vocês jovens”, anotou.
Valdeníria avaliou que a educação é um dos maiores desafios da atualidade, pois ela precisa se adaptar às práticas pedagógicas, a identidades e ritmos da cultura jovem. “Para que uma educação mais participativa e integral possa ser construída, é fundamental não só adequar conteúdos, mas também envolver os jovens na construção dos saberes, considerando os que eles já trazem consigo, pois vocês tem muita bagagem, são descolados”, observou a candidata.
Ela observou que é preciso garantir com leis e projetos, que os jovens tenham acesso ao ensino superior. “Também precisamos fortalecer a Unemat para que ela possa atender um maior número de universitários. O ensino técnico profissionalizante, é outra bandeira que vou levantar, pois com mão de obra qualificada, é muito mais fácil inserir um jovem no mercado de trabalho. Como deputada estadual, vou lutar muito para que os jovens tenham acesso a uma educação de qualidade e trabalhar muito para implantar esses projetos”, discorreu Valdeníria.
A candidata disse ainda que o esporte, a cultura, através do incentivo à arte e à música, o lazer,o turismo e o emprego jovem são assuntos que vão estar na sua pauta de prioridades. “Todos esses setores são muito importantes, a começar do incentivo à pratica esportiva, pois as atividades físicas e o esporte são fundamentais para a juventude, eles socializam, integram e desenvolvem o corpo e a mente” avaliou Valdeníria.
E disparou “Como deputada estadual vou lutar muito para que o esporte possa ser praticado por um número grande de adolescentes e jovens. Vou propor políticas de incentivo ao desporto de base, estudantil infantil e juvenil, que urgem e são necessárias. Também vou buscar melhorias nas quadras e campos existentes e lutar para construirmos outros espaços para todos os tipos de esporte”.
A cultura é outro setor que atende a juventude através da arte, da música, dança e tantas outras expressões que atarem esse público, e a candidata disse que vai trabalhar para estruturar essa área para os jovens.
E concluiu dizendo que o lazer e o emprego serão muito assistidos por ela.