Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Juiz do CNJ: “Nível do sistema prisional de MT não há em nenhum outro lugar do país”

Luís Lanfredi destacou os resultados obtidos pela atual gestão nos últimos quatro anos

Por Secom-MT
01/12/2022 - 11:33

O juiz coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo (DMF) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Lanfredi, afirmou que nenhum lugar do país tem a qualidade do sistema prisional existente em Mato Grosso.

A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (30.11), durante o evento simbólico de inauguração dos escritórios sociais em Jaciara, Mirassol D’oeste, Rondonópolis, Sinop e Araputanga. Esses escritórios atuam para auxiliar os egressos do sistema prisional a conseguirem a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade.

“Poucos estados hoje têm condição de fazer uma política prisional como a que Mato Grosso faz, e estou falando dos investimentos que foram feitos, que nos permitem hoje falar que nós temos uma condição de sistema prisional e de segurança pública em Mato Grosso que não temos em nenhuma outra parte do país. Isso é reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça”, afirmou o magistrado.

Conforme Lanfredi, a atual gestão comandada pelo governador Mauro Mendes tomou decisões corretas que permitiram ao Estado ter o controle dos presídios e poder realizar uma política séria de ressocialização, ou seja, de punir e implantar mecanismos para que o preso possa ficar longe do crime ao retornar à sociedade.

“O Governo Mauro Mendes traz um legado muito importante para a nação, de trazer ferramentas e agir na política de forma que nos permite sonhar com um país melhor. Mato Grosso nos permite colocar essa discussão em uma qualidade a partir dos avanços conquistados nos últimos quatro anos em sua gestão. Nós não estamos falando de política prisional e segurança pública na base de requisitos elementares, mas de uma política de estado que foca no egresso que deixa o presídio, na qual o Estado o ajuda a não voltar ao crime, que é a política de escritórios sociais”, pontuou.

O posicionamento de Lanfredi foi corroborado pelo desembargador Orlando Perri, que coordena o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional em Mato Grosso (GMF).

“O governador Mauro Mendes assumiu o problema e foi muito sensível a essa situação. No primeiro momento, estava com as contas públicas muito comprometidas, e não permitia investimentos. Porém, o governador se comprometeu a investir e cumpriu. Nós podemos começar a colher os frutos. O Estado está fazendo a sua parte, criando as condições físicas necessárias para que nós possamos, de fato, ressocializar no Estado de Mato Grosso”, apontou.

Os investimentos citados pelo desembargador, na ordem de R$ 150 milhões, permitiram que o Governo de Mato Grosso criasse mais de 4 mil novas vagas nos presídios do estado, incluindo uma ala de segurança máxima na Penitenciária Central. Com essa ampliação, Mato Grosso está prestes a ser o único estado do país a zerar o déficit prisional.

Além disso, também houveram investimentos em tecnologia, equipamentos, pessoal, armamentos, viaturas, e em políticas públicas voltadas para que o sistema prisional passasse a cumprir o seu papel.

“Nunca antes na história desse país se fez tanto pelo sistema prisional quanto o governador Mauro Mendes fez. Eu tenho certeza que em Mato Grosso, nos próximos quatro anos, vamos ter o melhor sistema prisional da América Latina”, completou Perri.

Carregando comentarios...

Polícia

PM é assassinado em Cáceres

30/11/2022 - 22:29

Governo de MT vai selecionar 100 alunos da rede estadual para curso de inglês na Inglaterra

Edital será publicado pela Secretaria de Estado de Educação nos próximos dias

30/11/2022 - 15:58
Educação

IFMT é destaque em Mostra Nacional de Projetos de Inovação com produto tecnológico desenvolvido no Campus Cáceres

Pesquisadores do IFMT apresentam inovação na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.

30/11/2022 - 08:41

Estácio Fapan tem condições especiais para quem quer usar a nota do Enem

Campanha é válida até quarta-feira (30 de novembro)

29/11/2022 - 13:57

Suspeito de uso de documento falso e tentativa de estupro é preso em Pontes e Lacerda

O suspeito que assediou duas crianças e uma mulher também estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas

29/11/2022 - 11:42
Utilidade Pública

Sine MT oferta 2,7 mil vagas de emprego em 26 municípios

Os interessados devem procurar a unidade do Sine mais próxima de sua residência, com os documentos pessoais

29/11/2022 - 11:32