Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Agrônoma que compõe equipe de transição recebe moção de aplausos de Pastorello
Por Assessoria
30/11/2022 - 08:43

A Engenheira Agrônoma Francileia Paula de Castro, conhecida pelos amigos como Fran Paula, teve aprovada, nesta última segunda-feira, 28, uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Cáceres, proposta pelo vereador Cézare Pastorello (SD).
O que chama a atenção é o fato de que Pastorello é contido na propositura de moções. Desde 2019, Pastorello não havia feito nenhuma. Uma das últimas moções do vereador foi uma moção de repúdio ao então deputado Ademir Brunetto, que coletava assinaturas para propor uma emenda constitucional e desvincular orçamentos da Unemat.
A engenheira agrônoma, formada pela UNEMAT, também é Mestra em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ, Técnica Florestal titulada pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, Educadora Popular da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional -FASE no Mato Grosso, Vice Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA na região Centro Oeste.
Ela foi indicada para compor o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Agrário pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, participando da equipe de transição do Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Fran Paula atua como educadora popular na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), com sede em Cáceres. Fran Paula pesquisa os impactos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente, agroecologia, soberania e segurança alimentar, cultura alimentar e sementes crioulas.
“Uma honra para mim representar a mulher quilombola mato-grossense na equipe de transição de Lula, levando os conhecimentos do meu povo, garantindo a devida atenção à agroecologia, o respeito ao meio ambiente e a qualidade da comida na mesa do brasileiro”, ressalta Fran Paula.
Segundo ela, o chamamento de personalidades que pensam como ela sinaliza para o resgate de uma gestão que valoriza a agricultura familiar e dos povos tradicionais do Brasil.
“Este novo governo vem trazendo esse desenho de retomada, incluindo a política agrária. E minha atuação vai ser na representação das comunidades quilombolas e na defesa desses sistemas agrícolas tradicionais, agroecológicos, que produzem alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, transgênicos e outros produtos químicos, mas que também são sistemas muito resilientes a mudanças climáticas, tendo uma contribuição muito positiva para o planeta como um todo”, diz Fran Paula.
A Conaq, que indicou Fran Paula, é uma organização muito forte, que já soma duas décadas de luta dos quilombolas. E representa a resistência de homens e mulheres negros, seus conhecimentos, sua cultura e direitos.

Carregando comentarios...

Educação

IFMT é destaque em Mostra Nacional de Projetos de Inovação com produto tecnológico desenvolvido no Campus Cáceres

Pesquisadores do IFMT apresentam inovação na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.

30/11/2022 - 08:41

Estácio Fapan tem condições especiais para quem quer usar a nota do Enem

Campanha é válida até quarta-feira (30 de novembro)

29/11/2022 - 13:57

Suspeito de uso de documento falso e tentativa de estupro é preso em Pontes e Lacerda

O suspeito que assediou duas crianças e uma mulher também estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas

29/11/2022 - 11:42
Utilidade Pública

Sine MT oferta 2,7 mil vagas de emprego em 26 municípios

Os interessados devem procurar a unidade do Sine mais próxima de sua residência, com os documentos pessoais

29/11/2022 - 11:32
Agronegócio

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada e prazo se encerra em 17 de dezembro

Decisão do Ministério da Agricultura foi motivada pelo atraso na liberação de lotes do imunizante para o mercado

28/11/2022 - 10:58
Educação

Abertas até quarta-feira (30) inscrições para vagas nos Cursos Superiores de Engenharia Florestal e Licenciatura em Química do IFMT Cáceres

As inscrições são gratuitas e a seleção será feita por meio de notas do ENEM

28/11/2022 - 10:52
Agronegócio

Vacinação contra aftosa é prorrogada; 33 milhões de animais devem ser imunizados em MT

Segunda etapa da campanha segue até 17 de dezembro, segundo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

27/11/2022 - 16:03
Educação

Comunidade escolar e Sintep-MT questionam Seduc-MT sobre fechamento compulsório de escolas

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, participou dos debates e fez diversos apontamentos quanto à arbitrariedade do estado e a inconstitucionalidade do Decreto 723/2020, lançado pelo governo Mauro Mendes em plena pandemia.

26/11/2022 - 12:50