Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Eleições para prefeitura de Cáceres em 2024 será uma das mais acirradas; várias lideranças estarão na disputa
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
16/03/2023 - 13:42

Foto: reprodução

As eleições para prefeitura de Cáceres, em 2024, poderá ser uma das mais disputadas da história. A perspectiva é de que, devido ao fracasso de alguns candidatos a deputado estadual e federal, nas eleições proporcionais em 2022, além de pré-candidatura normais, o pleito colocará frente a frente, as maiores lideranças políticas municipais.

Além da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), que deverá candidatar-se à reeleição, estima-se que, pelo menos, mais cinco candidatos, entre eles, três considerados nomes “de peso” estarão no páreo.

Cogita-se a pré-candidatura do ex-prefeito de dois mandatos Francis Maris Cruz (PSDB), candidato derrotado à deputado estadual; do Dr. Leonardo Albuquerque (Republicano); deputado federal de dois mandatos, também derrotado à reeleição e, supostamente a candidatura do ex-candidato a deputado federal mais votado na região Irajá Lacerda (PSD)

A intenção de Francis Maris e Dr. Leonardo em entrar na disputa é praticamente certa. Por outro lado, embora o ex-deputado José Lacerda, pai de Irajá, confirme o lançamento de candidatura em Cáceres, o nome do filho não está totalmente decidido.

A família Lacerda viabiliza a composição de um grupo para escolha de um nome de opção para concorrer. Entre eles, os mais cogitados, são dos vereadores Marcos Ribeiro, atualmente no PSDB, mas que deverá migrar-se para o PSD e do professor universitário Leandro dos Santos, atualmente, no DEM, que também deverá deixar a legenda.

Esquerda (Vereador Profº Leandro e a direita Vereador Marcos Ribeiro)

 

Além dos vereadores o bloco conta ainda com nomes como do contador e professor universitário Enézio Mariano e do servidor público Dener Antônio da Silva, ambos do PROS, que ensaiam deixar o partido para se filiarem ao PSD, sigla qual está filiado Irajá Lacerda.
Com a eleição do presidente Lula, a cúpula do PT orienta o lançamento de candidatos a prefeitos, principalmente, em cidades polos. E, em Cáceres, essa orientação, deverá ser cumprida. Embora, o vereador Cesare Pastorello, recente filiado ao partido, esteja no grupo da prefeita Eliene, ele atualmente é o mais cotado.

Esquerda (Enézio Mariano, Dener Antônio da Silva e a direita vereador Cesare Pastorello)

 

Se por um lado, as eleições de 2022 podem influenciar no lançamento de candidaturas à prefeito em 2024, por outro poderá sepultar projetos políticos. Informações de correligionários são de que, embora permaneça militando politicamente, o ex-prefeito de dois mandatos, Tulio Fontes (PSB), não pretende se candidatar.

 

Revelação política em 2020 quando ficou em 2º lugar na disputa á prefeitura de Cáceres perdendo apenas para a prefeita Eliene Liberato Dias, a trajetória do engenheiro Takao Nakamoto (obteve 11.215 votos) foi curta. Empolgado, ele candidatou-se a deputado estadual, em 2022, obtendo apenas 5.292. Decepcionado com a votação, Nakamoto também informou que não será candidato.

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...