Prefeitura de Cáceres vai fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito
Por assessoria
17/01/2013 - 17:16
A administração do prefeito Francis Maris vai exigir o cumprimento das leis e vai trabalhar para melhorar o transito de Cáceres. A revelação foi feita pelo próprio prefeito a Motoxistas, Taxistas e outros profissionais que atuam na cidade, durante reunião realizada na noite da ultima quarta-feira, 16, no plenário da Câmara dos Vereadores.
Francis afirmou que ao exigir o cumprimento das leis, a prefeitura estará agindo inclusive para preservar a integridade física dos profissionais e melhorar a qualidade dos serviços prestados a população.
O coordenador de Transito, Paulo Donizete da Costa, explicou que a reunião foi de abrir um dialogo com as categorias para encontrar formas de regularizá-las para que elas trabalhem dentro das leis.
Para uma platéia de cerca de 100 pessoas, o coordenador afirmou que a prefeitura vai fiscalizar em breve o cumprimento da Resolução 360 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no ano passado.
A lei exige o curso de direção defensiva para motofretistas e mototaxistas, além de especificar normas de segurança e regras como equipamentos obrigatórios para as motos.
A resolução prevê o cumprimento de doze itens para o exercício da atividade. Entre eles, o frentista deve ter no mínimo 21 anos de idade, ter tirado a carteira de habilitação há mais de dois anos, passar por um curso de capacitação, a moto deve ser registrada na categoria aluguel, com placa vermelha, protetor de pernas e aparador de linha devem ser instalados, os produtos não podem ser transportados em mochilas, apenas baús ou grelhas, água e gás só podem ser transportados com reboque, o veículo deve passar por uma inspeção semestral e o motociclista deve usar capacete com viseira de cristal e adesivo refletivo e colete sinalizador com certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A pedido dos Mototaxistas e Taxistas, a prefeitura marcou duas reuniões separadas com as categorias. No próximo dia 22, a partir das 20h, o encontro será com os Mototaxistas no plenário da Câmara de Vereadores. A reunião com os Taxistas está marcada para o dia 24, a partir das 20h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito.
Também participaram da reunião o chefe da 4ª Ciretran, Wilson Bosco Palhinha de Oliveira, o comandante do 6º Batalhão da Policia Militar, major Adalberto Gonçalves e os vereadores Valdeniria Dutra (PSD), Salmo César (PRTB), Cabo Pinheiro (PRTB), Edmilson Tavares (PMDB), Marcinho Lacerda (PMDB), Tarcisio Paulino (PSB), Alvasir Alencar (PP), Domingos dos Santos (PSC) e Manoel Leiteiro (PSDB).