A Câmara Municipal de Cáceres, aprovou hoje (26), por unanimidade, seguindo parecer da Comissão de Justiça e Cidadania da Câmara – CJC, o Projeto de Lei 005/23, que cria o Plano Municipal de Turismo para nortear as ações da modalidade até 2030.
O Plano Municipal de Turismo foi elaborado pela ICTHUS - Soluções em Turismo, contratada pelo SEBRAE para essa finalidade, por meio do programa Pró-Pantanal, aderido pela prefeitura no início da atual gestão.
O secretário municipal de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni comemorou a aprovação de destacou a importância do documento que vai servir de subsídio e definir as ações estratégicas para o desenvolvimento do turismo pelos próximas sete anos, considerando as vocações e a identidade cultural de Cáceres.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, o turismo e a cultura caminham juntos e têm papel para o desenvolvimento econômico de Cáceres. “Por isso construímos o plano municipal ouvindo a população, vereadores e setores que fomentam as atividades turísticas no município. Trabalhamos a sensibilização, mobilização e escuta dos diversos segmentos envolvidos no processo, foi um trabalho participativo, que resultou na criação de eixos que vão nortear o planejamento e as ações não só referentes à Prefeitura, mas também aos setores que absorvem esta modalidade”, ressaltou Eliene.
A prefeita destacou a relevância do Plano para ela como gestora municipal e aos futuros administradores do município, onde o plano funcionará como política pública para o turismo de forma organizacional e profissional. “O PMT é norte que servirá para o desenvolvimento do turismo sustentável em Cáceres, administrado com menor impacto possível”, observou Liberato.
A prefeita agradeceu a Câmara Municipal por aprovar o Projeto de Lei que criou o plano e a visão dos vereadores que foram unânimes ao acompanhar o parecer dos membros da CJC. “Agradeço a todos os vereadores e vereadoras desta casa de leis pela provação do PMT, um documento necessário para a promoção de políticas públicas que norteiem o turismo no município de Cáceres”, reconheceu Eliene.
Ela elogiou o documento formulado pelos consultores e distinguiu a efetiva participação do secretário de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni e da coordenadora de Turismo Alessandra Castilho por tudo que fizeram para que o plano fosse construído e aprovado.
Para Alessandra Castilho esse é um documento que veio para trazer novos caminhos e apontar melhorias para o turismo. “Junto com o sentimento de alegria aumenta nossa responsabilidade”, finalizou Alessandra.