Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Defensoria realiza mutirão de reconhecimento de paternidade em Mato Grosso, com exame gratuito de DNA
Por Alexandre Guimarães/Marcia Oliveira
26/07/2023 - 14:13

Campanha será concluída dia 19 de agosto, com entrega dos resultados do DNA, mas começa dia primeiro, com coleta de dados de mães interessadas e segue nos dias 7 e 8, com coleta de material genético — Foto: divulgação

O mutirão terá ações prévias de cadastro de interessados no exame - do dia primeiro ao dia quatro de agosto; de coleta de material, nos dias 7 e 8 de agosto, e será encerrado com a entrega do resultado do exame no dia 19 de agosto em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Alta Floresta

 

Em Mato Grosso, 21.298 crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2016 e 13 de julho de 2023 não têm o nome do pai em suas certidões de nascimento, segundo dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). E no Brasil, cerca de 1,1 milhão de crianças nascidas no mesmo período não têm o nome do pai em suas certidões de nascimento, segundo dados dos cartórios de registro civil. 

Visando combater essa triste realidade, as Defensorias Públicas Estaduais e Distrital criaram o projeto “Meu Pai Tem Nome”, cujo “Dia D” será em 19 de agosto. O projeto busca proporcionar a inclusão e a dignidade por meio da garantia do direito fundamental ao reconhecimento da paternidade.
 

A iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) foi promovida pela primeira vez, em todo o Brasil, em março de 2022. E neste ano, Mato Grosso participará da ação com o atendimentos dos Núcleos da Defensoria em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Alta Floresta.

Leia mais aqui

 

Carregando comentarios...