Com o desafio de reerguer a Unimed/Cáceres cujo déficit é de R$ 10 milhões, entre pendencias com cooperados, bancos e fornecedores, o médico Pedro Henry Neto, assumiu a diretoria da Cooperativa Médica em Cáceres - a 210 quilômetros a Oeste de Cuiabá, há alguns dias.
Na manhã desta sexta-feira (29), recebeu a reportagem na sede da Unimed, PH como é conhecido, juntamente com seu staff administrativo de pronto descartou as especulações quanto ao valor do passivo divulgado na imprensa.
A diretoria também salientou que não existe qualquer relação administrativa entre as cooperativa de Cáceres e de Cuiabá, conforme foi "associado indevidamente" , argumentando que são duas empresas com constituição jurídicas independentes. O novo diretor, informou ainda não há pendências de salários dos colaboradores da Unimed local, nem tampouco encargos sociais em atraso, conforme vinha sendo alardeado na cidade. "Não tem nada em atraso com nossos funcionários, seus encargos trabalhistas estão religiosamente em dia", garantiu PH.
De acordo com Henry, a meta prioritária é equilibrar a Cooperativa até 31 de dezembro deste ano, fazendo com que as contas mensais fiquem no “azul”. Até de dezembro de 2025, a nova equipe pretende zerar todo o passivo e restabelecer a normalidade nas contas da Unimed Cáceres.
A Cooperativa contratou a mesma auditoria que identificou as irregularidades em Cuiabá, mas até o momento ainda não foram concluídos os trabalhos em Cáceres. Ele, disse ainda que não até o momento nenhum indício de dolo foi constatado. Acredita que tenha ocorrido uma certa inexperiência em gestão de plano de saúde e até uma certa “permissividade”. Desde que "pegaram o pião a unha", trabalham para restabelecer a rede de assistência com médicos e a inauguração da unidade hospitalar.
Diretores da Unimed em Cáceres estão se reunindo com os antigos parceiros apresentando a eles dados com transferência contábil. Com as especulações quanto a situação econômico-financeira da cooperativa, alguns usuários migraram para outros planos, outros foram convidados a fazê-lo, pois apresentavam irregularidades contratuais.
O novo diretor assegurou que a Unimed já conta como certo com um complexo hospitalar que será inaugurado no mês de aniversário de Cáceres, quando a cidade completará 245 anos. Além desse hospital com capacidade para atender todas as demandas da área médica, Henry acrescenta a aquisição de clínica de fisioterapia a “FISIOCLIN – UNIMED” situada na área central da cidade, para atendimento VIP dos usuários da sistema UNIMED. Outra grande novidade é a implantação da “UNIMED – KIDS” uma unidade voltada para atenção especializada à criança portadora do “TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA” que funcionará na Praça Duque de Caxias ao lado da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cáceres (CDL). As obras estão bastante adiantadas e a conclusão será também em outubro.
Henry, por fim destacou que abdicou da carreira política, e que seu trabalho à frente a Unimed é voluntario e visa recuperar credibilidade da Unimed que atenderá a todo o Sistema na região. Ele cita a experiência de ter sido gestor estadual da saúde e ainda gerido os principais hospitais de Cáceres e da Capital.