Na extensa programação alusiva ao “Dia do Marinheiro”, que se comemora nesta quarta-feira (13.12), o Comando do VI Distrito Naval, com sede em Ladário (MS) – situada –a 468 quilômetros a Noroeste de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a estudante Tamires da Silva Santos,18 receberá a primeira colocação no concurso de redação Cisne Branco, das mãos do vice-Almirante Iunis Távora Said, comandante da Marinha. Tamires Santos, cursa do terceiro ano no ensino médio em Cáceres (MT), onde é aluna da Escola Estadual Cívico Militar Senador Mário Motta.
Nesta data haverá desfile militar e promoção de oficiais e praças em todo país, também no exterior onde existem bases da Marinha e nos navios que estejam navegando em aguas internacionais.
Em Cáceres, a secular agencia fluvial apenas uma cerimônia interna onde foram promovidos dois sargentos: Bruno Jhonatas da Silva Pires a primeiro sargento e seu campanha de farda Goldemberg Ferreira Inácio a segundo sargento. Jhonatas recebeu a Medalha de Mérito Militar pelos 20 anos de carreira.
Ainda na cidade mato-grossense neste ano a Marinha deslocou um Navio Escola o “Piquiri” que ficará permanente nas missões no rio Paraguai desde Cáceres até a divisa com o Mato Grosso do Sul, na localidade de Porto Indio.
Com mais de 100 anos de presença na fronteira a Agencia Fluvial, através de seu comandante, Magno Luiz Moura, engajou pela primeira dois marinheiros Heric Theodoro Piva a graduação de cabo e o marinheiro recruta Marcos Pinheiro a graduação de marinheiro 1ª Categoria, ambos são fronteiriços pantaneiros naturais de Pontes e Lacerda e de Cáceres, respectivamente.
Ainda não há data prevista para o batismo oficial do Navio Piquiri, numa tradição naval onde se quebra um litro de vinho no casco e se faz o batismo, sempre uma mulher com destacada atuação social é escolhida como madrinha, autoridades do Ministerio da Defesa, do Comando de Operações Navais estarão em Cáceres, na ocasião.