Sob a gestão da prefeita Eliene Liberato (PSB) a Prefeitura de Cáceres implantou mais de 340 serviços online e atingiu índices que colocam o município como referência em economia e transparência. Os números que referenciam a administração são resultado da implantação da 1Doc, em 2021.
Na época que implantou o sistema, o município buscava otimizar a eficiência dos processos municipais, simplificando tanto para os cidadãos quanto para os servidores municipais os procedimentos. O objetivo era agilizar as operações da prefeitura e reduzir a burocracia.
Após a implantação, Cáceres teve resultados palpáveis de evolução na eficiência, eficácia e melhor atendimento ao público. Atualmente estão disponíveis mais de 340 serviços online para o cidadão/solicitante; mais de 29 mil notificações enviadas automaticamente ao solicitante/mês; uma média de 5.600 assinaturas digitais realizadas ao mês; 35,32% dos protocolos abertos via site; quase 20 milhões impressões poupadas.
Esse números representam uma economia de aproximadamente R$ 36 milhões. Além da agilidade no atendimento a exemplo da emissão de alvarás que passou de um prazo de 30 dias para um dia. O prazo para realização de pregões passou de três a quatro meses para no máximo dois meses.
“Os procedimentos ficam mais célere e mais eficiente, tanto para os cidadãos quanto para os servidores, principalmente na praticidade, ganho de tempo e produtividade. A redução de tempo para geração de alvará e isenção de IPTU foi muito significativo”, comentou a prefeita Eliene.
No quesito transparência, outro importante avanço foi a doção de licitações 100% online. A transição para um ambiente digital elimina barreiras físicas e burocráticas, permitindo que empresas participem de forma remota, ampliando a concorrência e fomentando a competitividade. Além disso, a realização de pregões online resulta em uma considerável redução no tempo necessário para conduzir todo o processo, desde a publicação do edital até a conclusão da licitação.
Referência em gestão
Recentemente, a prefeita Eliene Liberato também representou o município na premiação Cidades Inovadoras. A gestão de Cáceres foi reconhecida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), como uma das mais eficientes nos eixos de educação, inovação, saúde, tecnologia, economia e governança em Mato Grosso.
Além disso, a gestão da prefeita Eliene Liberato foi reconhecida pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM) pelos avanços do município no combate às mudanças climáticas no Brasil, por meio de políticas públicas eficientes.