Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
40 anos das Diretas Já: filme que resgata a trajetória de Dante de Oliveira será exibido hoje em Cuiabá
Por O Bom da Notícia
06/02/2024 - 08:17

Foto: divulgação

A trajetória do cuiabano que se tornou ícone nacional da luta pela democracia e pelos direitos sociais começa a ser resgatada durante as comemorações dos 40 anos das Diretas Já. O média-metragem "A primavera de Dante", resgata a vida e a obra do grande democrata Dante de Oliveira, no primeiro episódio de uma trilogia que vai mostrar o trabalho incansável do líder estudantil, parlamentar estadual e federal, ministro da Reforma Agrária, prefeito de Cuiabá e governador do Estado.

Filme resgata a trajetória do ex-governador Dante de Oliveira



O filme será exibido nesta terça-feira (06),data de nascimento de Dante, às 19h no Teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na ocasião, o deputado estadual e presidente do PSDB-MT, Carlos Avallone, autor do requerimento da sessão especial de exibição do filme, vai também homenagear personalidades com a entrega da Comenda Dante de Oliveira, uma das mais altas honrarias concedidas pelo Parlamento estadual. Receberão a comenda o presidente nacional do PSDB e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, a deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) e o ex-deputado federal Domingos Leonelli, autor do livro "Diretas Já: 15 meses que abalaram a ditadura", escrito em co-autoria com Dante de Oliveira.

"Não se pode falar em democracia no Brasil sem relembrar e valorizar Dante de Oliveira, que protagonizou a luta pelas liberdades democráticas e as causas sociais. Tive a honra de ser amigo e trabalhar nas gestões transformadoras de Dante na prefeitura de Cuiabá e no governo do Estado e hoje estou feliz em homenageá-lo viabilizando esta importante produção cinematográfica através de uma emenda parlamentar", destaca o deputado Carlos Avallone.

O média-metragem resgata a infância do menino Dante, a adolescência em Cuiabá, a mudança para o Rio de Janeiro para fazer faculdade de Engenharia, a militância estudantil no MR-8, a derrota na primeira disputa para vereador, a eleição para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Câmara Federal, onde foi um dos principais protagonistas da memorável campanha das Diretas. Entre os depoimentos, a mãe de Dante, Maria Martins de Oliveira, a viúva e ex-deputadoa federal Thelma de Oliveira, os irmãos Armando, Inês e Yolanda, os amigos Guilherme e Frederico Muller, o médico Júlio Muller Neto e Aluísio Arruda, os historiadores João Antonio Lucidio e Luíza Volpato e o analista político João Edisom de Souza.

O filme é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural/AMISCIM, Assembleia Legislativa e Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer/Governo do Estado de Mato Grosso. Produção Executiva José Paulo Traven, Diretor Leonardo Sant'Ana. Vicenzo Zaleski, funcionário efetivo da TV Assembleia, dá vida ao personagem Dante de Oliveira.

O projeto "A primavera de Dante" foi realizado com recursos viabilizados por meio de emenda parlamentar indicada pelo deputado Carlos Avallone (PSDB/MT).

Carregando comentarios...

Cidades

Cáceres não terá Carnaval Popular

05/02/2024 - 17:42