Estamos há décadas ouvindo que o transporte público em Cáceres tem sido um problema para os estudantes do Instituto Federal de Cáceres. Problema este que tem impactado significativamente na acessibilidade e na qualidade de vida dos estudantes do IFMT/Cáceres. Há inúmeras situações em que os estudantes estão desistindo de estudar no Instituto Federal de Cáceres devido a dificuldades de acesso ao campus, isto é preocupante e requer atenção imediata. A afirmativa é do professor da instituição, Régis Aparecido de Oliveira. le prossegue:
A falta de transporte público é um desafio significativo em Cáceres, isso complica ainda mais a situação para os estudantes que dependem desse meio para acessar o Instituto Federal. Nesse cenário, é importante considerar alternativas e estratégias específicas para superar essa dificuldade precisam começar a sair do papel. Não dá para estimular a organização de sistemas de caronas solidárias entre os estudantes. É preciso que o poder público tome iniciativa. Buscar parcerias com empresas locais de transporte privado para criar soluções acessíveis e personalizadas para os estudantes.
As instituições públicas federais, estaduais e municipais precisam desempenhar seu papel fundamental na prestação de serviços essenciais à sociedade. Cada uma dessas esferas governamentais tem responsabilidades distintas, mas complementares, atendendo às necessidades da população em diferentes áreas. O mínimo que seria a fiscalização por parte da agência de trânsito Municipal no ônibus que ofertam o serviço não acontece.
É deplorável as condições destes “veículos”, e neste sentido os pais de estudantes do IFMT, reuniram na sede do Fórumde Cáceres, na noite da última sexta-feira (02/02), para se organizarem e buscar primeiramente o diálogo e não sendo atendidos buscar pelas instâncias judiciais competentes. O que não podemos mais é continuar ignorando o que está acontecendo.