É falsa a informação de que a Defensoria Pública cobra por atendimento, peticionamento, ou qualquer outro tipo de serviço judicial ou extrajudicial. Toda assistência jurídica realizada pela Defensoria Pública de Mato Grosso é 100% gratuita.
A informação falsa sobre a suposta cobrança circulou em conversas de WhatsApp nos últimos dias, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
Os golpistas utilizam como imagem de perfil a foto da fachada do Núcleo de Várzea Grande, e solicitam dinheiro utilizando indevidamente o nome da Defensoria Pública.
“Todo e qualquer serviço prestado pela Defensoria Pública é totalmente gratuito, não há nenhuma exceção. Qualquer hipótese de cobrança por qualquer serviço deve ser denunciada à própria Defensoria e à polícia”, ressaltou a defensora pública-geral, Luziane Castro.
Na manhã de quarta-feira (6), o golpista entrou em contato com um cidadão atendido pela Defensoria Pública, alegando ser uma assessora jurídica da Defensoria de Várzea Grande, dizendo que o núcleo passaria por uma reforma, e cobrando pelo atendimento.
Porém, não há nenhuma assessora jurídica com o nome informado pelo golpista e não há previsão de reforma na Defensoria de Várzea Grande, localizada na avenida Presidente Artur Bernardes, 855, no bairro Jardim Aeroporto.
Todos os canais de atendimento oficiais da Defensoria Pública de Mato Grosso, incluindo telefone (WhatsApp) e endereço de cada núcleo, estão disponíveis no site da Instituição (https://www.defensoria.mt.def.br/dpmt/portal/).