O intuito é verificar se as obras estão sob a condução de responsáveis técnicos
Durante a última semana de agosto, entre os dias 26 e 30, os agentes de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) atuam em seis cidades do estado: Barra do Bugres, Lambari D’Oeste, Primavera do Leste, Rio Branco, Salto do Céu e Sinop. As fiscalizações acontecem em diferentes tipos de construções (estrutura de feiras e shows; casas; prédios; empreendimentos públicos ou privados; etc.) e a ação tem o objetivo de garantir a segurança da população.
O Conselho ocupa o 1° lugar em emissão de relatórios de fiscalização do país, apenas em julho deste ano foram 458 relatórios emitidos. Se considerarmos o período de janeiro a julho, o CAU/MT emitiu 2.251 Relatórios de Fiscalização. No ranking nacional, os municípios de Sinop e Primavera do Leste ocupam a 11° e 12° posição, com 226 e 218 relatórios emitidos, respectivamente.
Yasmine Ibrahim Ali Martins, coordenadora técnica do CAU/MT, explica que o intuito é verificar se as obras estão sob a condução de responsáveis técnicos. “Uma obra sem um responsável adequado pode gerar riscos sérios à sociedade. O CAU/MT atua para averiguar que tais determinações estão sendo cumpridas, garantindo a segurança da sociedade. Isso acontece desde obras em residências, até estruturas de shows, por exemplo. Todos os espaços devem estar seguros para a circulação de pessoas”, ressalta.