Aconteceu na Câmara, sessão de segunda,25
Por assessoria
26/02/2013 - 13:32
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cáceres realizada na noite da ultima segunda-feira (25) foi prestada homenagem póstuma ao empresário e ex vereador José Lapa Pinto de Arruda, falecido na semana passada. A sessão presidida por Alvassir Ferreira de Alencar (PP) e a indicação assinada de Moção de Pesar foi de autoria do vereador tucano Manoel Inácio de Oliveira (PSDB). A reunião contou a presença de familiares do ex-vereador José da Lapa, autoridades, secretários municipais, coordenadores, ex-prefeito Walter Fidelis, suplentes de vereador Luiz Alberto Vargas; João Braulino Fonseca; Henrique Donatoni, órgãos de imprensa, representantes de clubes de serviços, da Unemat e lideres comunitários e sindicais.
Nessa mesma sessão também foram apreciados 05 projetos de Lei sendo três de autoria do vereador Felix Manoel Álvares (PSB), um do vereador Salmo Cesar (PRTB) e outro do vereador Edmilson Campos (PR). Todos devidamente encaminhados as comissões afins.
Vinte e três indicações foram votadas e aprovadas pelo plenário da Câmara. Do total, o médico Felix Álvares fez três importantes indicações: na primeira cobrou a limpeza de manutenção da praça situada no Bairro Jardim Aeroporto.O parlamentar do PSB alegou que embora recém habitado o referido bairro situado próximo ao aeroporto de Cáceres está com o seu jardim totalmente abandonado. Outra indicação de doutor Felix se referiu ao acesso a Informação e o não cumprimento dessa Lei por parte do Executivo, e na última indicação o médico cobrou a imediata reativação do Posto de Saúde na localidade de Clarinópolis, situado na região de fronteira e que atende aos moradores, especialmente os pequenos produtores daquela área.
Vereador também pelo PSB ,Tarcisio Paulino solicitou das autoridades a pronta recuperação da estrada vicinal conhecida como “Porto Morrinhos” que liga as pequenas, médias e grandes propriedades como Santo Antonio das Lendas, Ressaca, Barranco Vermelho até a margem do rio Paraguai. De acordo com o parlamentar essa importante via está com a situação de trafegabilidade precária e que tem dificultado o transporte e circulação de trabalhadores, das propriedades rurais e dos hotéis e pousadas. Tarcisio esteve ontem terça (26) em Cuiabá acompanhando as discussões quanto a liberação da pesca no Pantanal.
O presidente da Câmara vereador Alvassir Alencar cobrou do Poder Executivo estudos para construção de um passeio publico estendendo desde a Avenida Aurora até a Avenida José Pinto de Arruda na junção desta com a rodovia federal 070 – a Cuiabá /Cáceres.
Alencar também apelou ao prefeito municipal que determine ao setor competente a possibilidade de deslocar uma equipe médica com enfermeiros e técnicos ao menos três vezes a cada semana. Ele alega que a população carcerária estimada de cerca de 400 detentos está há vários meses sem esse atendimento, além disso, o deslocamento deles até as unidades de saúde provoca transtornos aos demais usuários. Alencar cobrou ainda do prefeito municipal a extensão do “tapa buraco” no populoso bairro Vila Nova e a instalação do Programa da Saúde da Família – PSF.
O vereador Edmilson Campos apresentou projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivo para eliminação de ar nos hidrômetros instalados em Cáceres. Na mesma sessão o vereador voltou a reiterar a aplicação do prazo regimental no pedido de explicação do prefeito quanto ao modelo do sistema de abastecimento de água tratada que será adotado no município.O vereador levou consigo um exemplar de um jornal local que traz uma matéria atribuída a ação do Ministério Publico que levanta suspeita quanto a qualidade da água servida pela empresa cessionária.O teor da reportagem cita a suposta presença de coliformes fecais e se referindo diretamente à diretoria da Nortec, Edmilson foi mais ácido, dizendo que :” quem está brincando com a população é a Nortec, quem está de brincadeira não é este vereador, é preciso que esta Câmara chame o prefeito no prazo regimental para ele venha responder oficialmente para este Poder, Campos também criticou a situação “sui generis” do empresário Claudio Oliveira o tratando como lobista da água.
O cabo Pinheiro (PRTB) - atento com a caótica situação do trânsito em Cáceres, que há décadas não tem disciplinamento e ou mesmo qualquer investimento para humanizar a circulação de pedestres e de condutores de veículos, o parlamentar vem se destacando em cobrar ações do Executivo Municipal e do governo do Estado que possam melhorar o trafego de carros, motos, ciclistas e de pedestres nos pontos mais críticos.
É da autoria dele ações que pedem semáforos para os cruzamentos da Tuiuiu/Coelheiros/ Talhamares, São Pedro com a São João, e mais recente cabo Pinheiro cobrou através de indicação a adequação do cruzamento das Ruas João Murtinho com a Avenida 7 de Setembro, e ainda na área central no cruzamento das Ruas João Pessoa com a General Osório área conhecida como a esquina da Clínica Socorrito..
O cabo Pinheiro destacou ainda a necessidade de reativação do Posto de Saúde no Bairro Jardim Padre Paulo. O vereador argumentou que o número de moradores do bairro cresceu nos últimos anos, e mesmo funcionando a unidade de saúde do Vista Alegre anexo do Padre Paulo não consegue atender a demanda de pacientes dos bairros vizinhos. Essa indicação além do cabo Pinheiro assinou também a parlamentar Valdeniria Dutra Ferreira (PSD).
O vereador Domingos de Oliveira (PSC) cobrou recuperação das vias existentes no bairro Jardim Planalto, assim como solicitou da prefeitura que proceda a imediata colocação da comunidade na rota de coleta de lixo domiciliar, uma vez que embora habitado o bairro não possui esse serviço publico. O vereador também sugeriu ao prefeito municipal a recuperação das ruas na comunidade do Areal próximo a Rua Joaquim Murtinho, todas situadas ao fundo do Campo de Futebol da referida comunidade.
Domingos Oliveira também solicitou da prefeitura um plano emergencial para atender aos moradores do Bairro Jardim Cidade Nova, um dos mais importantes de Cáceres que se encontra com todas as vias de acesso totalmente abandonadas, bem como a sede comunitária. Outra reivindicação do parlamentar é quanto estudos para implantação de uma unidade do PSF – Programa de Saude da Familia, no bairro Cidade Nova.
O professor Salmo Cesar apresentou duas indicações numa delas requereu junto ao Executivo a recuperação da quadra de esportes no Bairro Vila Real área sul de Cáceres. Na outra indicação cobrou do Detran e de Departamento de Infra Estrutura e Transportes (DNIT) a ordenação do transito no cruzamento da Avenida São Luiz (BR 070) com a Avenida Nossa Senhora do Carmo próximo a Faculdade do Pantanal, que segundo Salmo, existe risco de acidentes graves, o local é sinalizado apenas para os condutores que trafegam pela BR 070 tanto no sentido Cáceres/ Cuiabá quanto Cáceres Porto Velho, já as vias laterais não há qualquer ordenamento, visando melhorar o fluxo sem causar acidentes o vereador requereu providencias junto ao Detran e ao DNIT.
O vereador Manoel Leiteiro solicitou da reitoria estudos para instalação de extensão dos cursos de Pedagogia e de Biologia para a comunidade do Santo Antonio do Caramujo. Manoel Leiteiro fez indicação pedindo a cobertura para quadra de esportes da Escola do Municipal do Caramujo.
O radialista e vereador Edmilson Tavares apresentou um projeto para levar os vereadores do município até os bairros em comunidades urbanas e rurais. Na proposta todos unidos pela comunidade Tavares entende que a aproximação dos parlamentares facilitará em muito as campanhas como a Dengue, neste caso em conjunto com setores da saude, principalmente nos locais com maior índice de infestação da doença. Também se empregaria o “Câmara em Ação” em campanha educativas no transito e principalmente na prevenção ao uso de drogas. “Essa interação comunidade, vereadores, imprensa e a prefeitura trará bons frutos, o vereador ficará mais perto do povo, mais atento aos problemas que afligem a nossa gente” destacou Tavares.