A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou um novo fluxo de atendimento para agilizar o processo de agendamento de exames e consultas e, com isso, melhorar a eficiência e humanização do atendimento à população.
Segundo o Secretário Cláudio Henrique Donatoni, a medida visa estreitar ainda mais o vínculo entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o setor de regulação, criando um atendimento mais dinâmico e organizado.
De acordo com Cláudio Henrique, a proposta é garantir que os pacientes já saiam das consultas com os exames e agendamentos de consultas com especialistas realizados, proporcionando mais celeridade ao processo. “Com isso, criamos um vínculo mais forte entre as UBSs e o setor de regulação, facilitando a vida do paciente e tornando o atendimento mais eficiente”, explicou o secretário.
O novo procedimento de atendimento será realizado de forma clara e organizada, seguindo estas etapas:
1. Após a consulta, o paciente deve procurar a sua UBS para protocolar todos os pedidos (exames, consultas, retornos, etc.), garantindo que os agendamentos sejam feitos de maneira correta e ágil.
2. O paciente será orientado a aguardar a regulação, que entrará em contato por telefone para informar a data, hora, local e os procedimentos a serem realizados, como exames e consultas com especialistas.
3. Após a liberação das vagas, a regulação anexará a guia ao cadastro do paciente, com todos os detalhes do procedimento (data, hora, local e tipo de exame ou consulta). Caso haja dificuldade na localização do anexo, a regulação pode ser contatada diretamente por alguns servidores para assistência.
4. Todos os pacientes protocolados deverão retornar à sua UBS para obter informações ou esclarecer dúvidas sobre os pedidos protocolados. A regulação se compromete a informar via telefone ou WhatsApp assim que as vagas forem liberadas.
5. A partir de 28/03, o setor de regulação não realizará mais o atendimento aos usuários para protocolar pedidos. A orientação é que os pacientes sigam o procedimento diretamente nas unidades de saúde, conforme explicado.
6. Em caso de dúvidas, problemas técnicos (como queda do sistema ou internet) ou qualquer outro contratempo, o paciente deverá ser orientado a retornar à sua unidade de saúde para realizar o protocolo. A regulação não realizará o atendimento de protocolo na sede, e a comunicação entre UBSs e o setor de regulação será fundamental para garantir que o paciente consiga resolver sua demanda localmente.
O objetivo dessa mudança é facilitar o acesso e agilizar os processos, criando um caminho mais direto e eficiente para o atendimento. Com essa nova abordagem, esperamos melhorar a experiência do usuário e fortalecer o atendimento local, proporcionando um serviço de saúde cada vez mais humano e eficiente.