Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Oficinas de Educação Ambiental para estudantes começam nesta terça no 42º FIPe
Por Esdras Crepaldi
04/08/2025 - 18:30

Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e parceiros institucionais, inicia nesta terça-feira (5) as atividades do projeto Educação Ambiental dentro da programação da 42ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), que acontece até o dia 10 de agosto.

A iniciativa é voltada aos estudantes da rede municipal de ensino e contará com uma série de oficinas, dinâmicas educativas e exposições que têm como foco a valorização da diversidade do Pantanal. A ação é realizada em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e outras instituições comprometidas com a educação ambiental.

De acordo com o coordenador municipal de Meio Ambiente, Dario Diego Senn, a proposta é proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico e interativo para o público infantil. “Vamos oferecer laboratórios com exposições de trabalhos, oficinas práticas e dinâmicas que abordam de forma leve temas como a fauna e a flora pantaneiras, a preservação dos recursos naturais e a importância da sustentabilidade”, detalhou.

A secretária municipal de Turismo e Cultura e coordenadora-geral do FIPe, Alessandra Castilho, ressaltou o caráter ambiental e inclusivo do festival. “Todas as provas de pesca são na modalidade pesque e solte. Incluir as crianças nas provas infantil e juvenil, além das oficinas ambientais, é uma forma de sensibilizá-las desde cedo sobre a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente”, afirmou.

Já a prefeita Eliene Liberato Dias destacou que o projeto reforça o compromisso da gestão com a educação e com a valorização do bioma pantaneiro. “O FIPe se fortalece a cada edição como um evento sustentável, que une lazer, cultura, turismo e responsabilidade ambiental, preparando as futuras gerações para o cuidado com nossa maior riqueza natural: o Pantanal”, afirmou.

Carregando comentarios...