A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem investindo em práticas pedagógicas inovadoras que unem conhecimento e tecnologia. Nesse contexto, a Escola Municipal Dom Máximo Biennés se destacou ao desenvolver uma atividade de resolução de problemas matemáticos com os alunos do 5º ano E, sob a condução da professora Karine Pedroza. A iniciativa utilizou os Chromebooks e o recurso digital Google Forms, proporcionando uma experiência interativa e significativa.
Cada estudante, por meio de seu e-mail institucional, teve acesso individual às atividades, consolidando conteúdos trabalhados ao longo do bimestre e, ao mesmo tempo, desenvolvendo competências em leitura, escrita, decomposição e operações com números. Além do aprendizado matemático, a experiência favoreceu o letramento digital, aproximando os alunos do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas para aprender e registrar saberes.
A proposta dialoga diretamente com a BNCC – Computação, contemplando as seguintes habilidades do 5° ano:
O assessor pedagógico de Educação Digital, Adson Seba, avaliou a ação como um marco no fortalecimento do currículo municipal. “Quando a professora Karine alia Matemática e recursos digitais, ela também prepara os alunos para os desafios da cidadania digital. É um exemplo claro de como o currículo municipal vem se fortalecendo.”
Já a coordenadora pedagógica, Luciana Gattass Crepaldi, reforçou a relevância da iniciativa para a motivação dos estudantes. “Os alunos ficaram motivados e engajados, pois puderam resolver as questões de forma autônoma, realizando pesquisas e utilizando os Chromebooks. O Google Forms trouxe rapidez no registro das respostas e possibilitou acompanhar, em tempo real, o desempenho da turma”, destacou Luciana.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, parabenizou a equipe escolar e ressaltou o alinhamento da rede às diretrizes nacionais. “A ação realizada na Dom Máximo Biennés mostra como nossas escolas estão comprometidas em integrar a Educação Digital ao currículo. Esse é um passo fundamental para consolidarmos a implementação da BNCC Computação e da Política Nacional de Educação Digital, garantindo que nossos estudantes desenvolvam competências para o presente e para o futuro”, enalteceu Piovesan.
Atualmente, todos os gestores e professores da rede municipal já utilizam os serviços do Google for Education, enquanto os estudantes do Ensino Fundamental têm acesso às ferramentas digitais de aprendizagem.
Fransérgio reconheceu que a experiência da professora Karine evidencia o potencial dessas tecnologias para otimizar tempo, organizar dados, oferecer feedbacks ágeis e, sobretudo, promover uma aprendizagem mais significativa.
“O desafio que se impõe agora é ampliar o uso pedagógico das ferramentas digitais em todas as unidades escolares, fortalecendo cada vez mais a aprendizagem e a cultura digital no município”.