Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Grupo Teatral Ser Cena do IFMT estreia no maior festival de arte da América Latina
Por Assessoria
06/11/2025 - 15:42

Foto: divulgação

 

Estudantes vão apresentar a peça autoral “Pão Velho”, na SP Escola de Teatro

 

Estudantes do Ensino Médio Integrado e do Superior do IFMT Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva intensificaram os ensaios para apresentar a peça autoral “Pão Velho”, no Festival Satyrianas, que ocorrerá entre 20 e 22 de novembro, na Praça Roosevelt, em São Paulo.

 

A animação para viver de perto um dos maiores festivais de arte da América Latina é compartilhada entre atores, atrizes e membros do grupo. Isso porque o Satyrianas tem participação de mais de 5 mil artistas e atinge um público de 50 mil pessoas durante as 78 horas de programação ininterrupta.

 

O Grupo Ser Cena foi criado em 2022, é coordenado pela professora Mônica Spinelli e tem como professora de Atuação a servidora e artista Marta Luiza Santos. Estudantes e a equipe do projeto de Extensão ensaiam e criam as peças na Sala de Danças do Campus Octayde. As duas turmas são divididas entre os períodos matutino e vespertino para contemplar os horários dos estudantes do Ensino Médio.

 

A oportunidade de cursar uma aula de Teatro gratuitamente, oferecida na própria escola, transforma o cotidiano e a vida dos estudantes que decidem fazer parte do grupo. Seja para mudar a rotina, se expressar, melhorar ou driblar a timidez, as histórias dos atores e atrizes são diversas, mas a paixão torna-se a mesma.

 

Expectativa para a estreia no Satyrianas

 

O grupo se prepara para a próxima apresentação fora de Mato Grosso. No dia 20 de novembro, “Pão Velho” ganhará os palcos do Festival Satyrianas, às 14 horas, na Sala Vange Leonel, da SP Escola de Teatro. Há uma rifa em andamento no perfil do Instagram do grupo Ser Cena para ajudar nos custos dos atores e atrizes durante o festival.

 

Apesar da ansiedade, os atores e atrizes entendem a participação no Festival Satyrianas como fonte de aprendizado e uma chance de compartilhar a arte mato-grossense em São Paulo.

 

“Nós somos estudantes. Ninguém aqui ainda é profissional, a não ser a nossa professora Marta, e queremos mostrar a nossa arte e o que temos a oferecer. Esta oportunidade de levar a nossa arte é importante para dar mais visibilidade. Nós fazemos parte de uma nova geração de artistas de Mato Grosso”, reflete o estudante João Gabriel Salustiano, do Curso Técnico em Eletrotécnica.

 

 

                        </div>
                        
                
                
                
                
                            </div>
        </div>
        <div class=
Carregando comentarios...