"Você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui...". A letra da música Estrada do grupo Cidade Negra, sintetiza bem a saga de 11 servidores públicos, que no último dia 11 de novembro, completaram 10 anos de serviços prestados à sociedade, por meio da Câmara Municipal de Cáceres. 11 servidores empossados no dia 11, do mês 11. Soa como algo até cabalístico, não é?
A caminhada foi longa, cheia de aventuras e desventuras. Alguns ficaram no caminho… os que “sobrevieram" e seguem firmes fazendo a diferença no legislativo são:
- Charles Finney Dalbem Barbosa (Técnico Administrativo);
- Cláudio Arvelino Sonaque (Técnico Administrativo);
- Dezenir Aparecida de Souza França (Técnica Administrativa);
- Gleison da Silva Souza (Mensageiro);
- Henrique Barcelos Moraes (Telefonista);
- Israel Mendes de Souza ( Técnico Administrativo);
- Jefferson Blun (Ouvidor);
- Joel da Silva Benevides (Motorista);
- Joel Xavier do Nascimento (Técnico Administrativo);
- Lucas Pinheiro Sposito (Controlador Interno) e;
- Nícolas Murtinho Ramos (Advogado).
Junto com outros servidores, ainda mais antigos, eles pavimentaram o caminho e quebraram paradigmas, trazendo modernização e inovação ao legislativo cacerense.
A Diretora Geral da Câmara, Ana Souza, fez questão de ressaltar essa resiliência e perseverança dos decanos. “Que possamos continuar com esse legado que vocês começaram há 10 anos, ou mais, para outros servidores”, disse em mensagem transmitida aos colegas.

EVOLUÇÃO
Há 10 anos atrás, o motorista Joel Benevides recorda que o Legislativo era muito incipiente em questões de direitos salariais, de carreira, de estrutura e modernização dos processos.
"Quando cheguei o carro que eu dirigia era um Pálio Weekend com ar-condicionado queimado. Tínhamos um Plano de Carreira ruim. Ganhávamos um salário mínimo e hoje deu uma melhoradinha", recorda.
Ele conta que, nesse período, evoluiu muito enquanto profissional e pessoa, adquirindo conhecimento e construindo amizades. Para ele ser servidor público é ter consciência de que “estamos aqui para servir a sociedade”.
"Tenho muito orgulho em desempenhar minhas atribuições no cargo de motorista e vestir o uniforme 'azulão' para ir trabalhar e dizer que sou servidor da Câmara Municipal de Cáceres-MT", destaca o servidor.

IMPACTO NA SOCIEDADE
O diretor da Secretaria Legislativa, Joel Xavier, se diz fascinado com os resultados que o seu trabalho pode gerar.
"É fascinante acompanhar como um debate de ideias se transforma em normas que moldam nossa cidade. Percebo que, por trás de cada voto, há um intenso trabalho de negociação, estudo e, muitas vezes, de conciliação de interesses diversos", reflete.
No entanto, nesses 10 anos na Câmara, percebeu uma coisas muito mais importante, que transcende a ideia de um mero emprego ou função:
"Aprendi que o verdadeiro impacto do nosso trabalho não está nos documentos ou nas portarias, mas sim na resolução de um problema de bairro, na aprovação de uma política pública que atende a uma necessidade real, ou no simples ato de ouvir e orientar um munícipe. Fazer parte deste Poder Legislativo Municipal é uma honra que renovo a cada dia", afirma.

MOTOR INVISÍVEL
O Controlador Interno, Lucas Sposito, que também está na turma dos decanos, comenta que o trabalho no funcionalismo público é envolto de documentos, validações e conferências, que, via de regra, não é percebido pela população. "Mas quando esse ‘motor invisível’ funciona bem, a cidade sente a diferença”.
Sobre o que é ser um servidor público, afirma:
“É cuidar do que é de todos com legalidade, moralidade e eficiência. No Legislativo, isso significa transformar regras em resultados para o cidadão e garantir segurança jurídica às decisões, transparência aos atos e uso responsável dos recursos”, sintetiza.

MÉRITO ADMINISTRATIVO
Como forma de reconhecimento por todo trabalho, a Câmara, por meio do seu presidente, vereador Flávio Negação (MDB), concedeu a esses servidores, o Diploma de Mérito Administrativo. A homenagem também abrange os servidores ainda mais antigos. São eles: Gilberto de Lima: o mais antigo, com 44 anos de serviços prestados ao Legislativo; Joseane Latorraca, com 20 anos; já Adão Tadeu Ribeiro, Mario Muniz e Maria Célia Borim, os três possuem 22 anos de Câmara; enquanto que Joelson Pereira, 19 anos de serviços.
No decreto da casa de leis é destacado a trajetória e dedicação exemplar dos servidores. Trabalhos marcados pela “ética, competência e compromisso com o serviço público”. Na homenagem é ressaltado ainda que a perseverança e empenho dos servidores “foram fundamentais para o bom andamento das atividades legislativas e administrativas desta Casa, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da nossa cidade”.