Gefron recebe duas embarcações para ações nos rios da fronteira
Por Jornal Oeste
30/03/2013 - 08:47
O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) recebeu duas embarcações de alta tecnologia que irão atuar no policiamento fluvial na fronteira do Brasil com a Bolívia. Os barcos foram apresentados durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) realizada nesta quarta-feira (27.03), em Cáceres.
As embarcações foram adquiridas através do convênio com a Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron), do Ministério da Justiça, que prevê a estruturação das unidades de segurança pública localizadas na região de fronteira para combater os crimes fronteiriços.
De acordo com o coordenador do Gefron, major PM Wankley Rodrigues, foram investidos mais de R$ 900 mil na compra dos dois barcos. “As duas embarcações possuem alta tecnologia com motor 220hp hidrojato e capacidade de atuar em áreas com águas rasas e profundas favorecendo a fiscalização na região do Pantanal”.
O coordenador informou que os barcos serão colocados em atividade ainda este mês. “Elas serão utilizadas no policiamento fluvial para combater o tráfico de drogas e o contrabando que são os crimes mais práticos na área alagada na faixa de fronteira”, disse.
O major lembrou ainda que o grupamento já possui uma embarcação e policiais capacidados para atuar na região alagada e que os novos investimentos irão fortalecer a segurança pública na região. “Com os novos equipamentos vamos fortalecer o nosso policiamento alcançando resultados positivos, e a sociedade vai se orgulhar da segurança pública na fronteira”, destacou Rodrigues.
Os barcos serão entregues de forma oficial durante o 7º Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras e o 1º Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras que serão realizados pelo Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre os dias 16 e 18 de abril no município de Cáceres. (Secom)