Técnicos da Embratur visitam amanhã Caverna do Jabuti
Por assessoria
05/04/2013 - 11:00
Foto: José Luiz Medereiros
Promover os complexos turísticos da região sudoeste de Mato Grosso, alcançando inclusive mercados internacionais. Com este objetivo será realizado neste sábado (06.04), na cidade de Curvelândia (a 311 Km de Cuiabá) reunião de trabalho em prol do desenvolvimento turístico local.
O evento é uma parceria do senador Pedro Taques (PDT), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, prefeitura e Câmara Municipal de Curvelândia, Consórcio do Complexo Nascente do Pantanal e Comitê Gestor Destino Indutor de Cáceres. Já confirmaram presença, também, técnicos do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
A programação começa às 9h com uma visita à caverna do Jabuti, a maior de Mato Grosso. Às 14h será realizada, na Câmara Municipal de Curvelândia, reunião de trabalho onde serão apresentados planejamento, prioridades e possibilidades de parceria que promovam o potencial turístico da região, em especial os municípios inclusos na “Rota das Águas”: Cáceres, Curvelândia, Rio Branco, Salto do Céu, Lambari D`Oeste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Rio Branco e Reserva do Cabaça
A exposição da caverna do Jabuti e de planos de trabalho para o desenvolvimento turístico têm como objetivo sensibilizar o governo federal e também investidores privados para que sejam realizados investimentos necessários em infraestrutura na região.
“O importante é trazer recursos do governo federal para investir no local: melhorar a infraestrutura, capacitação dos moradores e fazer o marketing da região. O fortalecimento de um setor econômico como o turismo tem reflexo direto na qualidade de vida da população, que terá mais emprego e oportunidades”, pontua o senador Pedro Taques.
Articulação em Brasília - A ideia de promover uma exposição local aos técnicos da Embratur surgiu no mês passado, quando o senador Pedro Taques, junto com o prefeito de Curvelândia , Eli da Farmácia, vereadores e do deputado estadual Ezequiel Fonseca, foi recebido pelo presidente da Embratur, Flávio Dino.
O presidente sinalizou positivamente para projeto de construção de um complexo turístico na Caverna do Jabuti e também falou da necessidade de um estudo técnico do potencial turístico da região. Para ele, a região tem condições de receber recursos federais e entrar na rota turística de Mato Grosso para a Copa do Mundo de 2014.
A Embratur é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.