Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Postes destruídos por temporais em MT aumentam 48% em relação a setembro do ano passado
Por Comunicação EMT
01/10/2026 - 15:01

Foto: Comunicação EMT

 

Estado registrou 883 estruturas destruídas em setembro, sendo 464 nos últimos dez dias; calor intenso e tempestades exigem operação reforçada


Mato Grosso enfrenta uma sequência de temporais severos que provocou a queda de 464 postes da rede de energia elétrica nos últimos dez dias. No acumulado de setembro, foram 883 estruturas destruídas em todo o estado, um aumento de 48% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

No balanço dos últimos dez dias, o Norte concentra o maior número de estruturas destruídas, com 151 postes. No Sudoeste/Noroeste, foram 162; no Araguaia, 65; no Sul, 54; e na região Metropolitana, 32.

Temperaturas acima dos 40°C, alta umidade e a formação de tempestades intensas têm provocado ocorrências em diferentes regiões, exigindo uma operação reforçada para recuperar os trechos danificados e restabelecer o fornecimento. O cenário de instabilidade climática também ocorre sob influência do El Niño, fenômeno que modifica os padrões de temperatura e de distribuição das chuvas. Os ventos chegaram a 90 km/h em algumas regiões.

“O El Niño ocorre pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que modifica a circulação atmosférica e influencia o clima em boa parte do Brasil. Em Mato Grosso, a atenção deve estar voltada às temperaturas elevadas e à irregularidade das chuvas. O calor e a umidade favorecem a formação de instabilidades. Com o calor potencializado pelo fenômeno, essas condições se intensificam. O contraste entre o ar mais frio vindo do Sul e a região central do Brasil, mais quente, favorecem ventos mais intensos, chuvas torrenciais e concentradas. Além disso, também temos mais raios”, disse Guilherme Borges, doutor em meteorologista.

Além dos danos provocados diretamente pelos temporais, a onda de calor aumenta o consumo de energia. O uso mais intenso de equipamentos de refrigeração, somado aos estragos provocados pelo clima, cria um cenário que exige resposta rápida e uma operação preparada para atender ocorrências simultâneas.

Diante desse cenário, a Energisa Mato Grosso mantém estado de alerta e contingência, com equipes reforçadas e mobilizadas 24 horas por dia para atender as ocorrências e restabelecer o fornecimento. A operação também é realizada em conjunto com prefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, principalmente nos locais onde árvores, postes e outros obstáculos dificultam o acesso das equipes.

“As equipes estão nas ruas, trabalhando dia e noite para atender cada ocorrência e recuperar a rede o mais rápido possível. É um momento que exige muito de todos, mas também muita atenção, porque precisamos fazer esse trabalho com segurança para que a energia volte de forma segura e confiável para o cliente. Nosso objetivo é restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, sem colocar a população ou nossos profissionais em risco”, afirma Murilo Castilho, coordenador do Centro de Operação da Energisa Mato Grosso.

Segurança

Durante os temporais, a orientação à população é manter distância de postes e fios que tenham caído. Mesmo quando não há faíscas ou outros sinais aparentes, a rede pode estar energizada.

Árvores ou galhos que estejam sobre ou próximos da rede elétrica também não devem ser retirados por conta própria. O recomendado é afastar pessoas e animais do local e acionar a Energisa para que uma equipe especializada faça a avaliação e o atendimento.

Ocorrências envolvendo a rede elétrica devem ser informadas pelos canais oficiais da Energisa:

Aplicativo: Energisa On

WhatsApp (Gisa): (65) 9 9999-7974

Site: energisa.com.br

Call Center: 0800 646 4196

Carregando comentarios...