Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
PF cumpre mandado em investigação sobre abuso sexual infantojuvenil em Pontes e Lacerda
Por Redação
27/10/2026 - 17:06

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá), nesta terça-feira (27), durante a segunda fase da Operação Escudo Digital. A ação investiga o armazenamento e o compartilhamento de imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em ambientes digitais.

Segundo a PF, a medida cautelar foi autorizada pela Justiça Federal em Cáceres. As investigações apontam que o suspeito teria adquirido e armazenado esse tipo de material entre 2016 e 2025. Também foram identificados indícios de compartilhamento das imagens com outras pessoas, inclusive no exterior. A identidade do investigado não foi divulgada pela Polícia Federal.

O inquérito deverá esclarecer se o investigado também teria praticado os abusos registrados nas imagens ou se possui ligação com outras pessoas envolvidas nos crimes. Até o momento, a operação não significa que essas circunstâncias estejam comprovadas.

A Polícia Federal alerta que o armazenamento e a circulação desse conteúdo contribuem para a perpetuação da violência contra crianças e adolescentes. A instituição também recomenda que pais e responsáveis acompanhem as atividades de crianças e adolescentes nos ambientes físico e virtual como forma de prevenção.

A Operação Escudo Digital busca avançar na apuração de crimes sexuais contra crianças e adolescentes praticados ou viabilizados por meio da internet.

Carregando comentarios...