Cáceres recebe palestra do idealizador e redator da lei da ficha limpa
Por assessoria
15/05/2012 - 14:18
Cáceres receberá no dia 23 de maio uma das maiores personalidades do mundo jurídico brasileiro nos últimos 10 anos, o juiz de Direito do Maranhão, Márlon Reis, um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa. O magistrado fará a palestra "Ficha Limpa o novo direito eleitoral brasileiro" e lançará livro sobre Direito Eleitoral, a partir das 19h00, no Cenarium Rural, no Parque de Exposição.
Segundo o coordenador do evento, juiz da comarca de Cáceres e docente do curso de Direito da Unemat, Geraldo Fidelis, a expectativa é mobilizar em torno de mil pessoas para ouvir e discutir a importância da lei de ficha limpa como mecanismo para exercício de escolha dos representantes políticos.
Agenda- Além da palestra no período da noite, está marcada também uma visita ao campus de Cáceres, a partir das 8h30, para uma rodada de conversas com a comunidade acadêmica. O momento tem como proposta oportunizar aos professsores, funcionários e alunos conhecimento ediscussões sobre preceitos dessa lei que dá um novo direcionamento ao processo eleitoral. À tarde a programação segue com visita ao Escola Estadual Onze de Março.
O evento conta com o apoio do Campus da Unemat em Cáceres, Departamento de Direito, lojas maçônicas, clubes de serviços, sindicatos, faculdades e demais organismos da sociedade civil organizada.
Reconhecimento- Márlon Reis recebeu, em 2004, um dos maiores prêmios na área jurídica no Brasil, o Innovare. A premiação é concedida anualmente pela Fundação Getulio Vargas, Ministério da Justiça e Associação dos Magistrados brasileiro, e no ano de 2004 teve como tema "O judiciário do século XXI".
Em 2009, o juiz maranhense foi escolhido um dos 100 brasileiros mais influentes do ano. Márlon possui Estudos Avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidad de Zaragoza, na Espanha. Nessa instituição, o juiz cursa programa de doutorado e sua tese tem como estrutura os impactos políticos da mobilização social no combate à corrupção nas eleições.