Reitoria e coordenadores de campi da Unemat discutem efeitos da emenda constitucional
Por Lygia Lima – Assessoria Unemat
16/05/2013 - 14:47
Os 11 coordenadores de campi da Universidade do Estado de Mato Grosso e a reitoria da instituição estão em reunião durante todo o dia de hoje para discutir e planejar a universidade a partir da aprovação da emenda constitucional que vinculou o orçamento da Unemat ao orçamento do Estado.
O reitor, professor Adriano Silva, destacou que a aprovação da emenda constitucional é um marco histórico para a Universidade e vai garantir a possibilidade de planejar e executar as ações. Além disso, com a aprovação da lei, outras ações importantes que dependem de orçamento da Unemat agora podem ser colocadas em ações.
A pauta da reunião contempla quatro pontos fundamentais: a forma como a emenda constitucional modifica o cenário e a perspectiva de crescimento e consolidação da Unemat; concurso público para professores; posse dos técnicos administrativos já aprovados em concurso público e o planejamento de investimentos nos campi.
Sobre o concurso público docente a reitoria explicou aos coordenadores que o edital está em vias de ser publicado pelo governo do Estado. O pedido para a realização do concurso público de professores é antigo e dependia de orçamento da Unemat, o que com a aprovação da emenda constitucional acaba sendo viabilizado.
Sobre a posse dos profissionais técnicos administrativos o reitor lembrou que já foi autorizado e estão ocorrendo a posse até completar 113 profissionais, e que existe um trabalho no sentido de garantir a posse de todos os aprovados no concurso já realizado, assim como está em discussão com o governo a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos técnicos.
O último ponto de pauta é o plano de investimentos. “Nós temos uma demanda represada por investimentos em todos os campi, isso porque o orçamento da Unemat antes da emenda constitucional sofria contingenciamentos e com isso o planejamento acabava não sendo realizado. Agora nós temos a garantia de poder realizar os investimentos necessários, mas isso vai demandar o esforço de todos na elaboração dos projetos e encaminhamento dos trâmites legais”, explicou o reitor Adriano Silva.
Segundo o vice-reitor Dionei José da Silva é fundamental que a comunidade acadêmica entenda os efeitos da emenda constitucional como um avanço, mas tenham a dimensão de que os investimentos devem ser pensados e planejados de modo a garantir o atendimento da demanda por melhoria no ensino, pesquisa, extensão e atendimento a sociedade.
Para o coordenador do campus da Unemat no Médio Araguaia, Luiz Antonio Barbosa, a Unemat vive um momento ímpar. “Hoje a instituição tem o respeito do governo do Estado e dos deputados que compreendem e enxergam o papel da Unemat na sociedade, e por isso mesmo temos que aproveitar esse momento para avançarmos na estruturação da nossa instituição”, disse.