Prevenção às drogas:Estado conscientiza a família para apoio na recuperação
Por SINARA ALVARES/SECOM
19/06/2013 - 19:15
A prevenção ao uso de drogas e o atendimento aos dependentes químicos estão entre os assuntos discutidos na XII Semana Estadual de Prevenção às Drogas, lançada na manhã desta quarta-feira (19.06), na Praça da República, em Cuiabá. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT).
O secretário-adjunto de Justiça e presidente do Conselho Estadual, Nestor Fidelis, lembrou que a semana é importante para conscientizar a todos da importância da prevenção. “Precisamos focar no aspecto familiar. As famílias precisam estar comprometidas e ajudar na recuperação dos dependentes químicos.
Fazemos o enfrentamento, não só do Crack, mas também de outras drogas, sobretudo com relação ao consumo de álcool, cigarro e remédios não prescritos no ambiente familiar e diante de crianças, não raro”, explicou.
As ações na praça contarão com a participação da rede parceira, a qual envolve instituições públicas e organizações da sociedade civil. No local estarão em exposição parte do trabalhos realizados pelo Estado e parceiros na prevenção às drogas e o tratamento ofertado.
A programação segue até o dia até 26 de junho, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Os sete dias de evento vão contar com ações em Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres, Cuiabá Tangará da Serra e Várzea Grande, segundo o secretário adjunto Nestor Fidelis.
As atividades são descentralizadas e se estendem até a próxima quarta-feira (26.06), quando serão encerradas com o XII Encontro Estadual da Política Sobre Drogas, a ser realizada no auditório da OAB/MT. “Todo o estado está voltado para a prevenção as drogas. Teremos ações da Polícia Militar, caminhada pela vida e pit stop da conscientização em Rondonópolis, incineração de drogas em Cuiabá, audiência pública em Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres, gincanas em escolas de Várzea Grande, entre outros", explicou.