Fapan:Acadêmicos de Psicologia realizam estágio em escolas da região
Por assessoria
18/06/2013 - 16:46
Durante o 1 semestre letivo de 2013, a Coordenação de Psicologia da Faculdade do Pantanal (FAPAN), sob a orientação do professor Henrique Yung Delbem, realizou uma atividade com os alunos do 4º semestre de Psicologia para a disciplina Estágio Básico I – Contextos Educativos.
As atividades envolveram sete escolas, de três cidades da região. As escolas cácerenses que participaram do trabalho foram a Escola Prof. Eduardo Benevides Lindote, - Escola Municipal Don Máximo Biennés, Escola Tancredo Neves, Escola Fazendo Arte e Escola Santos Dumont; em Mirassol do Oeste a Escola Inedi Fontes Castilho Queiroz e em Rio Branco a Escola Manoel Tavares de Menezes.
Segundo o professor responsável pela condução do projeto, “este estágio em educação segue um padrão de desenvolvimento de atividades que levam o acadêmico a fazer reflexões sobre as principais problemáticas enfrentadas na educação pública em nosso país, e não visando somente observar os pontos negativos, mas, além disso, valorizar e promover os projetos e trabalhos que são desenvolvidos nas instituições e que tiveram bons resultados na promoção do ensino”, explicou Delbem.
No decorrer do semestre os encontros atestaram problemas enfrentados pelos profissionais destas escolas, tais como a falta falta de materiais didático-pedagógicos, falta de recursos tecnológicos, Infraestrutura precária, Salário, falta de compromisso da família com a educação, relações interpessoais na instituição, as políticas públicas e sociais da educação, sexualidade drogas.
O professor Henrique Delbem explicou ainda que através do enquadramento desses e outros diversos temas os acadêmicos formularam devolutivas para as instituições. “Em forma de palestras, minicursos, socializações temáticas, dinâmicas, foram passadas sugestões que tiveram o intuito de junto com os trabalhos já desenvolvidos na instituição, de melhorar estes pontos tidos como problemáticos, assim realizando uma intervenção em nível de prevenção nestas escolas”, afirmou.
Por fim, Delbem agradece a parceria entre as prefeituras. “Essa parceria da FAPAN com as Secretaria Municipal de Educação, que abriram espaço nas escolas para as atividades acadêmicas dos alunos de Psicologia, tem grande importância para ambas as partes envolvidas no processo de estágio, pois assim a FAPAN promove um trabalho social junto com as escolas do munícipio, ajudando assim a melhorar a educação nessas cidades”, concluiu.