Instituto Cometa, com sede em Cáceres, desenvolve projetos em 12 cidades
Por Tânia Rauber
04/08/2013 - 11:26
Educação, cultura e meio ambiente. Projetos nas três áreas serão desenvolvidos em 12 cidades das regiões Norte e Centro-Oeste pelo recém-criado Instituto Cometa.
Mato Grosso foi escolhido para ser sede da organização. O escritório foi montado em Cáceres.
Presidente Cristinei Melo destaca que alguns dos projetos começaram a ser desenvolvidos pelo Grupo Cometa há 12 anos e terão continuidade. Um deles é o “Cometa Frutificar”. No início, explica ele, a idéia era incentivar o plantio de espécies frutíferas e, assim, garantir uma nova alternativa de renda para moradores de áreas pobres com a fabricação de geléias e compotas.
Com o passar do tempo, o trabalho foi ampliado e mudas de outras árvores passaram a ser distribuídas.
“Vamos até os bairros e fazemos o plantio junto com os moradores. Também doamos mudas para quem tiver interesse em ter uma árvore no quintal, seja para dar frutos ou faze sombra. Além disso, orientamos como ele deve plantar e cuidar da árvore depois”.
Por meio deste trabalho, destaca o presidente, o instituto pretende promover a conscientização e sensibilização da população sobre a importância de manter a floresta em pé. “É preciso que as pessoas se conscientizem que elas também podem transformar o meio em que vivem”.
Meio ambiente também é um dos temas escolhidos no “Cometa Redação”, um concurso de produção textual desenvolvido com alunos de escolas públicas e privadas com objetivo de incentivar o hábito de leitura, iniciação cientifica e a produção da escrita. O projeto ocorre anualmente e a cada ano tem um tema diferente. Autores das melhores redações, professores e escolas são reconhecidos com premiações.
Na área educacional, também é realizado um projeto de alfabetização com a oferta de aulas para pessoas com pouca escolaridade, ou que não sabem ler nem escrever. O trabalho é realizado em bairros periféricos e, anualmente, alfabetiza 80 homens e mulheres.
Em Mato Grosso, além de Cáceres, os municípios de Alta Floresta, Pontes e Lacerda e Colíder receberão as ações. “Nosso objetivo é promover maior desenvolvimento socioambiental dessas comunidades. Esperamos formar parcerias para levar as iniciativas sustentáveis a outras regiões brasileiras e ampliar estes modelos de ações e atividades sociais”.
Quem quiser contribuir com o trabalho pode comprar um livro que conta a história dos 40 anos de existência do Grupo Cometa, bem como os projetos socioambientais desenvolvidos. A obra é vendida no site www.instituto cometa.org.br O dinheiro será direcionado para o instituto.
Além de Mato Grosso, os Estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará serão contemplados com as ações.