Câmaras de Cáceres e região tem audiência com o governador
Por Assessoria da Câmara de Vereadores de Cáceres
16/08/2013 - 23:07
Câmaras de Cáceres e região
tem audiência com o governador
Numa articulação política da Câmara Municipal de Cáceres com os deputados Airton Rondina (Português), Ezequiel Fonseca e Antonio Azambuja, bem como com câmaras de pelo menos 20 outros municípios da região sudoeste e oeste do Estado, foi agendada para as 14 horas da segunda feira próxima (19), uma audiência conjunta com o governador Silval Barbosa e seu staff de governo.
O objetivo do encontro é levar ao chefe de estado mato-grossense uma pauta conjunta de reivindicações consubstanciada nos principais e mais urgentes desafios administrativos que há muito vem sendo enfrentados e acumulados em cada município da região e, mais do que isso, apresentar ao governador a disposição de uma congregação das forças políticas regionais com a finalidade de se conseguir voz e vez no governo, “o que nos últimos tempos, de forma isolada, não temos conseguido”, explica o presidente da Câmara de Cáceres, vereador Alvasir Alencar.
Sendo muito grande o leque de problemas e necessidades duramente enfrentados e acumulados pelos municípios dessa substantiva parcela territorial de Mato Grosso, há que se priorizar. Nesse sentido as cobranças serão focadas mais diretamente nos setores de Saúde, Transportes e apoio direto do Governo do Estado às Prefeituras, particularmente as que se encontram em condições financeiras mais críticas, como a de Cáceres, por exemplo.
Figurando da pauta, ainda, a recuperação da malha viária estadual, prioritariamente os trechos pavimentados que se encontram absolutamente destruídos pelo uso e pela falta de conservação, há anos, tais como: De Santo Antonio do Caramujo até Salto do Céu; Da entrada de Mirassol (BR-174/Cacho) até Jauru, passando por Araputanga, entre outros, cujo estado de trafegabilidade é caótico e a causar, além de sucessivos acidentes, prejuízos incalculáveis aos setores produtivos e de transportes.
Não ficarão de fora também as estradas não pavimentadas de responsabilidade do Estado, como as populares “Polonoroeste”, assim como certamente será cobrado o reinício das obras de pavimentação da MT-343, que liga Cáceres à região do Chapadão do Parecis, passando por Vila Aparecida, Porto Estrela e Barra do Bugres.
Os vereadores, de forma conjunta e por suas respectivas Casas estarão cobrando do Governador os compromissos firmados pelo Governo também na área da Saúde, como regularização de repasses de verbas institucionais aos municípios; ampliação das ações de apoio ao setor. Nesse ítem entra a equipamento e ativação do Centro de Reabilitação, junto ao complexo do Hospital Regional, há dois anos inaugurado, mas, até hoje sem um só dia de funcionamento. O vereador Alencar revela que a retomada do projeto de construção da sede do CEPROTEC (Centro de Formação Profissional) de Cáceres também será objeto integrante da pauta de reivindicações ao Governador Silval Barbosa, nesta segunda. A obra foi lançada há cerca de dois anos, mas, nenhum tijolo foi assentado até o momento. “Até a placa da obra já acabou...”, afirma Alencar.
“Estamos nos mobilizando de modo a buscar envolver a todas as câmaras municipais da região num propósito comum: o fortalecimento das nossas relações políticas e institucionais, de modo a nos garantir real força representativa, não só junto ao Governo do Estado, mas também em Brasília”, afirma Alvasir Alencar, que acrescenta: “O mais importante é que nesse projeto – de agregação política regional - estamos contando com o mais absoluto apoio e engajamento pessoal dos deputados da região – Ezequiel, Português e Azambuja”.
Ainda sobre essa proposta, que é a de se construir uma ampla e duradoura união de forças entre Cáceres, como cidade polo e os municípios do grande oeste mato-grossense, o vereador Alvasir Alencar lembra e ressalta a realização do Fórum Regional de Desenvolvimento (do qual é vice-presidente), que, já na sua 5ª edição estará acontecendo em Glória D´Oeste no próximo dia 24, reunindo as representações políticas do polo associado. Em todos eles, sempre um intenso debate sobre os temas mais agudos e importantes e quase sempre partilhados, já que a situação é quase a mesma em todos os municípios congregados.
Da Assessoria