Provas para concurso da Unemat serão realizadas em Cuiabá
Por Hipernotícias/Eliana Bess
13/09/2013 - 13:13
Os candidatos a uma das 169 vagas para professores da Unemat devem ficar atentos. A prova escrita não acontecerá em Cáceres. Conforme o edital nº 002, será realizada em Cuiabá, na data prevista, 15 de outubro. A mudança de local se deu em virtude do alto número de inscritos.
As demais etapas do concurso serão em Cáceres, como a prova de desempenho didático que será realizada no dia 15 de novembro. A concorrência por vaga será publicada no dia 20 deste mês.
"Tínhamos a expectativa de 1.000 pessoas mas superou com mais de 4.400 inscritos. A mudança de local foi pensado no conforto do candidato. Cáceres não suporta essa demanda com leitos de hotéis e restaurante", pontuou a pró-reitora da Unemat e presidente da Comissão Especial do Concurso, Vera Lúcia da Rocha Maquea.
Como as provas serão aplicadas em Cuiabá (podendo se estender também para Várzea Grande), a prova didática que seria realizada no dia 16 de outubro, após a prova escrita, foi transferida para o dia 15 de novembro em Cáceres. E só farão a segunda etapa os candidatos que conseguirem 70 pontos na prova escrita.
Segundo os organizadores, que se surpreenderam com o número de inscritos, tem cursos que já atingiram 250 candidatos por vaga. "É bom para Mato Grosso, isso significa que tem gente que quer vir morar aqui".
PROFESSORES EFETIVOS
O aval para a realização do Concurso da Unemat foi dado no final do ano passado pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Quanto ao número de vagas, 169, no momento supre a demanda atual, segundo os organizadores.
Alguns cursos como Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, que são cursos mais recentes na Unemat, não têm nenhum professor efetivo. O de Enfermagem, tem alguns.
Com a expansão da Unemat, este mês inaugurada em Diamantino e em breve na cidade de Nova Mutum, estima-se que em pouco tempo demandará novo concurso.
"Essa é a dinâmica da Universidade, crescer, expandir-se. Se fôssemos atender toda a solicitação teria Unemat nos 141 municípios. Conforme a demanda vamos buscar as alternativas", ponderou a pró-reitora Marquea.