Tempo de sopa de milho
Por Redação
15/04/2012 - 11:25
Foto: Clarice Navarro Diório
Receita de Clarice Navarro Diório
Cortar os grãos e bater no liqidificador, com um pouco de água, 6 espigas de milho verde. Coar espremendo bem e utilizando o caldo ao máximo. Em uma panela, dourar na manteiga uma cebola pequena e um dente de álho triturado, com sal. Colocar o caldo do milho e deixar engrossar, mexendo sempre. No final, colocar cambuquira* ferventada (é o broto do pé de abóbora).
Opcional: pode usar bacon, pedacinhos de carne de porco ou bovina. Se usar, frite com os temperos e depois coloque o caldo na panela. Não precisa usar amido, o caldo engrossa naturalmente. E, depois de frio, para consumir novamente basta acrescentar um pouco de água.
.....Gostinho de saudade....
Início de período de chuva...logo, logo, tempo de milho verde. A receita da sopa "herdei" da minha mãe, Eunice, que se foi há um ano, e entre outros tesouros, me deixou algumas receitas de comidinhas que todos nós, seus filhos, apreciamos. Entre elas, a da sopa. Nas lembranças, o eco das vozes -minha e de meus irmãos: "mãe....faz sopa de milho?" Pedido que hoje quem ouve sou eu. Espero que apreciem...
*Cambuquira:Grelos de aboboreira que se comem guisados.