Casa da Criança de Cáceres, um exemplo de amor e resgate social
Por Correio Cacerense, com adaptação
29/05/2012 - 19:51
Existe em Cáceres a Casa da Criança no Bairro Vitoria Regia que abriga cerca de 19 crianças vitimas de violência domestica de todo tipo, desde o descaso até maus tratos, vitimas de pais usuários de entorpecentes e àlcool que não tem consciência da maneira correta de criar seus filhos e em alguns casos, mães que não têm a responsabilidade de criar filhos menores deixando os sozinhos sem os cuidados devidos, ou deixando-os aos cuidados de estranhos ou de vizinhos e vão viajar.
Quando os casos chegam ao conhecimento das autoridades competentes para as medidas cabíveis, os menores são encaminhados até a Casa da Criança, que funciona como uma casa de apoio para as crianças que sofreram algum tipo de violência.
Elas chegam mal tratadas, assustadas, e naquele abrigo encontram carinho, amor e calor humano por parte de todos os funcionários da referida casa, como roupas limpas, banho e uma ótima alimentação, tudo com muita dedicação.
A casa da criança e mantida por recursos próprios da Prefeitura Municipal e também da ajuda da sociedade, como empresas, e todos que querem fazer doação de material de higiene e limpeza, fraldas , leite em pó e demais itens necessários.
Aos que pretendam integrar à este ato de solidariedade e ajudar a Casa da Criança de Cáceres, basta procurar a secretaria de assistência social na Prefeitura e se cadastrar.
Na casa da criança de Cáceres, a direção está criando uma brinquedoteca na realidade este espaço já existente mas passando por uns ajustes para a conclusão, enfatizando-se que a realização deste espaço depende também de doação de brinquedos que a população entrega para as crianças e com a política de adoção ganhando corpo em Mato Grosso, ressalte-se que existe no local 8 crianças para serem adotadas.
Desde que preenchidos os requisitos legais, as famílias podem adotar ou apadrinhar estas crianças.
O apadrinhamento busca propiciar laços afetivos, pois estes têm o poder de modificar a realidade e o futuro de crianças e adolescentes.
Nestes casos, será realizado um cadastramento e seleção dos candidatos ao apadrinhamento, quando a equipe técnica da casa da criança cadastra os candidatos ao apadrinhamento institucional ou afetivo através do preenchimento de uma ficha cadastro.
Os candidatos participam de oficinas de esclarecimento, o cadastramento definitivo dos padrinhos e madrinhas se dará com manifestação do juizado da 1ª vara cível da comarca, ouvido o ministério publico.
Todos receberão acompanhamento de uma equipe técnica, para poder construir e estreitar os laços afetivos de forma consciente e saudável.
Na coordenação da Casa da Criança de Cáceres, responde Luciana Artiaga Rodrigues de Oliveira que com carinho e dedicação desenvolve seu trabalho cuidando das crianças e conforme esclarece a ex Secretaria de Assistência Social Antonia Eliene, o trabalho não se complementa sem a ajuda da sociedade.