Professores municipais discutem questões relativas à violência doméstica
Por Assessoria Judiciário
31/05/2012 - 13:26
Nesta sexta-feira, dia 1º de junho, acontecerá, das 08h e 17h, no auditório do SESI Clube, o Encontro de Sensibilização de Educadores Municipais na Questão de Gênero e o lançamento da cartilha “O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: Uma Construção Coletiva”.
O encontro, voltado para todos os professores da rede municipal de ensino, é uma realização do Poder Judiciário, mediante a 2ª Vara Criminal de Cáceres e da Prefeitura Municipal de Cáceres, por sua Secretaria Municipal de Educação, com apoio das 52 entidades governamentais e não governamentais da comunidade, que integram a Rede Municipal de Atenção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, Vítimas de Violência Doméstica
Estarão presentes, além do Juiz de Direito Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da Comarca de Cáceres, também a Juíza de Direito do 1º Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá/MT e Presidente do IV FONAVID – Fórum Nacional de Juízes da Violência Doméstica, Dra. Ana Cristina Silva Mendes, a Promotora de Justiça e Coordenadora do COPEVID - Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica, Dra. Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, e a Superintendente Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Emília Iponema Brasil Sotero, que debaterão sobre a questão de gênero nas escolas e rompimento da cultura que machista e patriarcal que leva à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O evento, idealizado pelo juiz Geraldo Fidelis e pelo Secretário Municipal de Educação de Cáceres, Fransérgio Rojas Piovesan, originou-se porque a Lei no 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, ao delimitar, em seu artigo 8º, as políticas públicas para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, determinou a integração operacional do Poder Judiciário e do Ministério Público também com a área de educação, na promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, bem como, a realização de programas educacionais que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade da pessoa humana com a perspectiva de gênero e de raça ou etnia. Some-se a isso, ainda, a necessidade de se destacar, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, para os conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Segundo o coordenador do evento, juiz Geraldo Fidelis, “o homem que agride ou ameaça a mulher é um doente social, fruto de uma cultura machista e que o remédio para buscar a cura para este mal esta na educação. Por isso a importância de se capacitar os professores e inserir nas disciplinas conteúdo de respeito ao gênero e combate a violência no lar”.
Ana Emilia Sotero conclui que “somente através da educação, via informação e conhecimento, é que teremos e veremos a mudança de mentalidade e da triste realidade da violência contra a mulher. Parabéns Dr. Geraldo! Parabéns Secretário Fransérgio! Cáceres mais uma vez pioneira em atitude louvável e de comprometimento com políticas públicas sérias e eficazes”.
O encontro tem a seguinte programação:
Programação
08h00- Abertura
08h30min- 11h- Mesa de Debates: Reflexões sobre gênero nas escolas. O estudo da Lei Maria da Penha direcionado às crianças e adolescentes
Debatedora: Dra. Ana Cristina Silva Mendes- Juíza de Direito do 1ª Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra a mulher na cidade de Cuiabá/MT e Presidente do IV FONAVID.
Debatedora: Ana Emília Brasil Sotero – Superintendente de Políticas Públicas para mulheres.
Debatedora: A confirmar- representante dos Docentes da Rede Pública Municipal de Educação
Mediador: Geraldo Fernandes Fidelis Neto
11h00- 13h00- Intervalo
13h00-15h00- Palestra: A utilização da Cartilha “O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: Uma Construção Coletiva” nas escolas.
Palestrante: Dra. Lindinalva Rodrigues Dalla Costa- Promotora de Justiça e Coordenadora do COPEVID.
15h00- Intervalo
15h30- 17h00- Debates entre os professores e palestrantes.